Cuidados importantes que você deve ter ao montar uma agência de marketing digital

Agência WEBI - Montar uma agência de marketing digital

O marketing digital é – sem dúvida alguma – o xodó do momento. Toda empresa que entende a importância de impactar seu mercado e seu público alvo com ações de forte capacidade de abrangência e de mensurar resultados, sabe que o marketing digital é o melhor caminho, é a melhor solução. Existem várias vertentes do novo marketing digital, todas elas com as suas efetividades (algumas mais e outras nem tanto), porém certamente, independente da sua escolha, trabalhar com o digital é sempre a melhor escolha na relação custo x benefício para as empresas.

E se aplicar o marketing digital em empresas que já existem é importante, imagine para empresas que estão começando. Só para você ter uma ideia, em 2014 abriram as portas mais de 1.8 milhões de empresas no Brasil. E em 2015 esse número certamente foi maior (devido a crise, demissões foram realizadas e novos empreendedores nasceram). Coladinho com esse crescimento vem a já famosa (e altíssima) taxa de mortalidade das empresas, que no Brasil não passam de 2 a 3 anos. Mas por que? Bem, poderíamos entrar no assunto de um bom planejamento financeiro, estudo de mercado e afins, mas sabemos que a ausência de um marketing de divulgação também ajuda e reduzir as chances de uma empresa crescer forte e sadia.

E é pensando neste mercado, extremamente aquecido e promissor que você pode ter pensado: “Eureka! Vou abrir uma agência de marketing digital!”

Então, foi pensando nessa sua ideia que resolvi escrever este artigo, com 3 dicas preciosas (que se tivessem me dito lá atrás, eu teria evitado muita dor de cabeça).

Faça o seu marketing

O pessoal da Resultados Digitais fala que “Casa de ferreiro o espeto tem que ser uma espada ninja“, e é verdade, as agências de marketing digital (e até mesmo as de publicidade do mundo off) tem um estranho comportamento de negligenciar o seu marketing.

Durante muitos anos eu também estive nessa fatia de empreendedores que tinham agência e não davam a devida atenção ao meu posicionamento de mercado.

Pois se você vai montar uma agência de marketing digital, saiba que precisa ter claro em sua estratégia (e plano de negócio) o seu marketing.

Imagina, se o seu cliente pensar:

Não encontrei sua agência no Google, como ele fará a minha aparecer também?

Não lhe parece muito sensato esse pensamento? Então, seja coerente com o seu mercado, não esqueça do poder do marketing de atração e faça o seu dever de casa, é o mínimo!

Cuide da sua reputação

Daí ok, você abriu sua agência, está fazendo seu marketing digital de forma eficiente, os clientes já estão chegando. Maravilha, você está no caminho certo. Está? Você está cuidando da reputação da sua agência? Cuidar da reputação da sua agência é fundamental para que você possa com o tempo reduzir seu investimento em markeging, quanto melhores forem as suas entregas, mais chances você terá de receber indicações destes clientes que foram bem atendidos.

Cuide da sua presença na internet, cuide como você se relaciona com seu público nas redes sociais, dê uma atenção especial ao seu site, é ali que as pessoas vão decidir se vão entrar em contato com você ou não, responda os e-mails recebidos de cliente rapidamente e principalmente, seja sempre verdadeiro com seu cliente.

Foco no seu lucro

Você certamente dirá que esse tópico é óbvio, mas saiba que no mundo cruel de desenvolvimento dentro de uma agência, esse cuidado é inexistente ou pelo menos, pouco presente. Cuidar do lucro tem total relacionamento com o tópico anterior, cuidar da reputação reflete – sempre – em um lucro maior. Quando cuidamos e focamos em manter nossa margem de lucro sadia, temos que a certeza de poder melhorar tudo (salários, pró-labores, máquinas, ambiente de trabalho e muito mais…).

Não existe uma melhor forma de cuidar e fortalecer seu lucro, mas posso indicar duas: Prazo e Custos.

Em prazo, destaco que sua precificação está totalmente atrelada ao prazo que você terá para desenvolver determinada ação. Aqui dois pontos são importantes: Quanto mais cedo você terminar e entregar (o lucro será acima da sua margem já aplicada), se entregar no dia informado, maravilha, margem de lucro preservada. Agora, se você passar da data programada, você estará extressando sua equipe, chateando o cliente e pior ainda, comprometendo sua margem de lucro naquele projeto.

Sua agência, é uma soma de projetos que se bem orquestrados darão bons frutos, porém acredite, uma fruta estragada nesse meio pode comprometer um ano todo de bons resultados.

Espero que esse artigo lhe ajude em sua decisão, como já tenho experiência com mais de 15 anos de agência digital, sei que posso lhe ajudar a melhorar seus índices de desempenho.

Boa sorte e até o próximo artigo. 😉