Obtendo mais resultados com o Mobile Marketing

No Brasil já temos mais celulares do que pessoas e há muito tempo ele já superou o número de televisores. O que mostra que este é definitivamente um caminho sem volta. A sua marca precisa estar presente na vida do seu consumidor e para isso ela precisa estar onde ele está.

E o Mobile Marketing é resumidamente o marketing realizado através de celulares, smartphones e tablets (dispositivos móveis em geral).

Preparei abaixo algumas dicas que irão te ajudar a potencializar os resultados do seu Mobile Marketing. Confira:

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A primeira tela

A cada dia que passa, mais e mais o mobile vem tornando-se mais poderoso frente a televisão, prova disto é que há muito a televisão era consolidada como primeira tela (a tela principal que a pessoa está vendo), mas com o passar dos anos, este número tem tornado-se cada vez menor, ficando a TV com o posto de segunda tela.

E por mais que a TV esteja caminhando a passos largos para tornar-se a segunda tela, ela ainda tem uma força na maioria dos estados brasileiros, por isso, trabalhar seu marketing aliado ao conteúdo de algum programa que está passando na televisão naquele momento é fundamental.

Quase 90% das pessoas usam seu smartphone enquanto assistem televisão.

Redes Sociais

O maior companheiro dos aparelhos mobile são sem dúvida alguma os apps de redes sociais (como o facebook ou twitter, por exemplo). Com eles estes aparelhos ganham função de protagonismo podendo inclusive intervir em algum programa, empresa, produto ou serviço.

Sua marca precisa estar presente nas redes sociais em todos os momentos. Não em todas, mas nas mais nichadas e fundamentalmente no Facebook.

O poder de decisão, de que empresa comprar está nas mãos do consumidor. Com o advento da web 2.0 esse poder chegou e chegou para ficar.

Segundo o próprio Facebook, os usuários de dispositivos móveis são 2x mais ativos do que os do desktop.

Sites responsivos

Já falei sobre sites responsivos aqui em no meu site, mas é sempre bom deixar muito claro né…

O seu site precisa ser responsivo ou mobile. Isso quer dizer, seu site precisa adaptar-se ao tamanho de tela do seu cliente, precisa renderizar as imagens de forma que não fiquem pesadas e consumam todo o 3G/4G dele.

Seu site não pode ser lento e ruim de ler o conteúdo (tendo que aumentar – pinçar). As pessoas não voltam em sites que de alguma maneira não ofereceram para ela uma experiência proveitosa.

Separei alguns exemplos do quanto é importante sites responsivos:

Gráfico do meu site de consultoriaGráfico do meu site (este que você está lendo)

Gráfico Agência WEBIGráfico de uma Agência de Marketing Digital

Gráfico Acervo Guarda de DocumentosEmpresa de guarda de documentos. Nicho mais focado em empresários acima de 30 anos.

Entenda: Em azul os acessos via desktop, em verde mobile e laranja tablets.

Aplicativos

Outro poderoso aliado das marcas são os aplicativos. Eles vem tornando-se indispensáveis em uma estratégia de marketing completa e integrada. Eles são capazes de agregar conteúdo, relacionamento e streaming.

Quando pensar em criar um app, pense de maneira estratégica quais os itens serão realmente importantes estar presente. Além disso, os apps facilitam o contato com o seu cliente já que a função push (notificações/alertas dos apps – aquelas bolinhas vermelhas informando que existem itens não lidos) geralmente fica ativada.

A dica para o caso não tenha verba para o desenvolvimento de um App é trabalhar com os Apps das redes sociais e torne-se consistente com seu conteúdo e presença.

SMS Marketing

Você pensa que ele morreu? Não, não morreu.

Com a chegada do Whatsapp, as mensagens de SMS estão cada dia mais raras (ao ponto que nos perguntamos como vivemos sem Whats até hoje?). Mas muitos processos de empresas ainda são realizados via SMS.

Alguns exemplos do que pode ser feito via SMS:

  • Envie um cupom de desconto
  • Envie um convite para conhecer um produto ou serviço novo
  • Faça enquete sobre determinado atendimento realizado
  • Combine o envio de um SMS com uma campanha vigente e aumente seus resultados
  • Avise de novas consultas e agendamentos
  • Reforce a troca ou compra de novo produto

Além disso, as taxas de abertura de SMS são muito maiores e chegam em altíssimos 95%, com um diferencial importante, ele é compatível com todos os aparelhos e a todas as faixas etárias.

Whatsapp Marketing

Ele é o queridinho do momento. O Whatsapp chegou em silêncio e aos poucos tornou-se o principal app de comunicação de todos os tempos. Prova disso é que foi comprado pelo Facebook por cifras astronômicas. E novamente, se as pessoas estão aqui, sua marca também precisa estar.

A comunicação via WhatsApp funciona de maneira muito semelhante ao SMS, porém ele é muito mais poderoso. Pois no Whats podemos enviar conteúdo multimídia o que torna nossa forma de comunicação muito mais rica e encantadora.

Mas sem dúvida alguma, o principal diferencial do Whats (como é chamado carinhosamente) é a criação de grupos. Nele você pode ter relacionamento ao vivo e em tempo real com seus clientes, gerando ainda mais proximidade e engajamento.

Bluetooth Marketing

Se você não ouviu falar ainda saiba que os periféricos como os mouses, teclados e fones de ouvido que não tem fio utilizam a tecnologia Bluetooth, que nada mais é que uma tecnologia de transmissão de dados via ondas de rádio, e que também está presente na grande maioria dos aparelhos celulares.

Ações de Bluetooth marketing estão muito presentes em eventos e lojas de departamentos de nicho, onde estes locais convidam o usuário a liberar seu bluetooth para receber os avisos e arquivos.

Agora imagine, uma loja de varejo, hamburgueria ou shopping onde uma campanha de bluetooth está sempre ativa e convidando seus usuários a aceitar as promoções. Bingo, uma porta aberta para novas oportunidades de comunicação, como por exemplo, um convite para curtir uma fanpage ou instagram.

Local Marketing

Mais de 50% das buscas locais são realizadas em dispositivos móveis, por isso, apresentar sua marca nestes meios é fundamental. Realize campanhas em links patrocinados, faça anúncios em Apps de GPS (como o Waze, por exemplo).

Mas o principal e mais utilizado é o Google Maps, por isso, crie e atualize constante seu perfil lá. Você pode inclusive inserir promoções para tornar-se ainda mais atrativo para o seu público alvo. E olha só, é Grátis!

É isso, espero que você tenha gostado das dicas, e se por acaso quiser mais informações sobre como obter mais vantagens com o Mobile Marketing, entre em contato comigo.