Dicas para evitar erros comuns na gestão de redes sociais


Quer ouvir ao invés de ler?

Tão importante quanto saber o que fazer é saber o que não fazer em uma gestão de redes sociais. Todo cuidado é pouco quando falamos de pessoas.

E quando falamos em uma gestão de redes sociais estamos nos referindo a uma conversa e relacionamento. Devemos entender o comportamento do usuário e através de ações e reações entregar pra ele a melhor experiência possível no ambiente online.

Você verá que as recomendações não passam de dicas de bom senso, entretanto, muitas gestões de rede social acabam cometendo sempre os mesmos erros, e para evitar que você cometa estes erros, preparei este super artigo que certamente poderá embasar as suas próximas ações nas redes sociais.

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Comprar fãs e seguidores

Na ânsia e no desespero de ter mais curtidores e seguidores em suas redes sociais, a maioria das empresas optam por uma estratégia equivocada, a estratégia de adquirir fãs e seguidores no mercado negro.

Essa estratégia além de equivocada, faz com que você tenha apenas as métricas da vaidade, no qual você se importa apenas com o volume de pessoas que curtem a sua rede social e pouco se importa com o engajamento que elas proporcionam.

E se sua empresa realmente se importa com os resultados e investimentos realizados em uma estratégia de redes sociais, é importante entender que o volume de pessoas adquirido não vai surtir efeito real em suas vendas, já que aquele não é o seu público-alvo, por isso, é importante ter em mente que mais vale você ir conquistando aos poucos a sua audiência, porém com extrema qualidade, do que encher as suas redes sociais de fantasmas.

Publicar demais

Outro cuidado que você deve ter é a de publicar demais. Cada rede social tem a sua periodicidade e a quantidade de publicações recomendadas para não importunar a sua audiência.

Muitas marcas tem a preocupação de conversar com o seu público e acabam realizando uma quantidade muito exagerada de publicações, achando que isso de alguma maneira fará com que aquelas pessoas, se relacionem como ela.

Porém nem 8 nem 80. Uma gestão de redes sociais de qualidade atenta-se ao fato de que sua audiência gosta de obter conteúdo de qualidade e pontualmente publicado em suas faixas de horário – que a gente pode chamar aqui de faixa de horário nobre – e entregar um conteúdo realmente importante e relevante.

Então desta maneira, preocupe-se em publicar de maneira normal e saudável. E para isso é preciso entender que seu público está em uma rede social procurando além de tudo, informação e entretenimento.

Tratar as redes sociais como uma plataforma de anúncios

Outro erro que ocorre constantemente é uma empresa entrar para as redes sociais e achar que ela serve apenas para anunciar seus produtos ou serviços. Uma gestão de redes sociais deve ser pautada acima de tudo em relacionamento com a sua audiência, é importante conversar ,entender, compartilhar, dividir conhecimento e claro,  entretenimento também.

É óbvio que as plataformas de redes sociais mais conhecidas como Facebook, Twitter, Instagram, oferecem a possibilidade de realizar anúncios pagos, e com isso potencializar ainda mais os seus resultados, entretanto, uma gestão de redes sociais deve ser pautada acima de tudo nas qualidades que eu citei anteriormente, onde é o relacionamento acima de tudo.

Use os impulsionamentos e investimentos em mídia com sabedoria, você não precisa impulsionar tudo, você não precisa colocar dinheiro em tudo, você pode fazer com que as suas ações de divulgação em massa sejam realizadas de forma estratégica, fazendo com que sua entrega de conteúdo seja potencializada de acordo com a sua estratégia de divulgação.

Deletar comentários negativos

Esse é sem dúvida alguma um dos erros mais relevantes e que se possível não devem ser realizados JAMAIS em uma gestão de rede social profissional. Quando um usuário acessa sua fanpage e deixa um comentário ruim, negativo, você não pode apagá-lo pura e simplesmente. Por dois motivos:

  1. O comentário negativo não sairá da sua fanpage, pois ele continuará ativo para quem realizou o comentário e os amigos dele… Você poderá apagar da visão geral, mas deixará claro aos demais que apagou aquele comentário.
  2. E você perde uma grande oportunidade de mostrar para os demais que sabe lidar com as críticas. E de até mesmo, converter aquele comentário negativo em um positivo.

Pense nisso!

Não ter uma estratégia definida

Definitivamente sair postando não é a melhor recomendação para a sua gestão de redes sociais. É importante ter uma estratégia de atuação muito bem definida, a gestão de uma rede social é muito mais do que apenas realizar postagens no Facebook, Twitter ou Instagram.

Você precisa ter de forma clara e objetiva quais serão e como será a sua postura na rede social.

Por isso é muito importante que antes de ter a sua estratégia, você faça a construção de uma persona, para que suas postagens estejam alinhadas como público-alvo.

Esta estratégia precisa acima de tudo ter um início, meio e fim (talvez não), ela tem que ter coerência e uma abrangência suficiente de forma que sua gestão de redes sociais não parece uma colcha de retalhos.

Evitando estes erros, você estará pronto para obter ainda mais sucesso e resultado.

Boas vendas! 😉

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