O poder do test drive para seu negócio online

Quer ouvir este artigo ao invés de ler?

Se tem uma coisa que eu entendo é de test drive. Mas não estou falando desses de carros não, estou me referindo às etapas nas quais testes são realizados diretamente com a sua audiência. O poder do test drive é muito grande!

Chega um momento em que você precisa colocar o carro na rua e para fazer as coisas acontecerem, trocar o pneu com o carro andando.

Foi pensando nisso que o americano Eric Ries criou a poderosa metodologia Lean, que nada mais é começar seu negócio mais enxuto e vá se moldando com o tempo à partir de feedback de clientes, por exemplo.

Mas quais as vantagens desse tipo de estratégia?
Vamos conhecer nas próximas linhas.

O poder do test drive

Obter feedback

Como o próprio sentido da metodologia Lean, esse é um fator extremamente poderoso em seu test drive. Lançar seu produto e obter feedback diretamente do seu público alvo pode reduzir processos e acima de tudo encurtar seu caminho rumo ao sucesso.

Ninguém melhor do que seu futuro cliente para lhe fornecer subsídios suficientes para melhorar funcionalidades e tornar seu produto muito mais poderoso.

O próprio Google é um grande utilizador desta filosofia, pois publicam seus produtos ainda em fase beta para com isso obter feedbacks dos seus clientes.

Entender o comportamento

Qual o melhor caminho para que o usuário execute determinada atividade? As telas que você criou são efetivas? Como o usuário se comporta na sua aplicação?

É pensando em responder estas perguntas que fazer seu test drive pode fazer toda a diferença.

Quanto mais e melhor vc entender o comportamento do seu usuário, maiores são suas chances de proporcionar ao mesmo uma grande experiência.

Validar o negócio

Outro ponto importante é que para um pai, um filho é sempre lindo e o mais inteligente. Mas é mesmo?

Lançar seu produto ou serviço no mercado o ajudará a validar sua ideia e entender se tudo aquilo que você sonhou vai realmente ser útil para as pessoas.

Quando você valida seu negócio mais rapidamente, menores serão suas possibilidades de um prejuízo tão grande.  Se sua ideia der certo em um projeto ainda em validação, pense em quanto será possível destacar-se depois de finalizado

Não existe projeto 100%

Eu falei finalizado? Deixe-me tirar isso da sua cabeça. Não existe projeto 100% pronto no mundo digital. A cada dia que passa, novas ideias podem surgir ou até mesmo em aperfeiçoamentos que podem se tornar infinitos.

Defina um dead line e seja rigoroso com ele, lance seu projeto e ponha-o para a validação do seu público alvo.
Acredite, projeto bom é projeto pronto!

Melhoria constante

Assim como não existe projeto 100% pronto, existe a máxima que devemos entregar para nossos clientes o máximo de novidades, não deixando com isso seu projeto estagnado.

Em seu cronograma, defina metas de evolução da ferramenta. Depois de lançado, quais os próximos passos?
E lembre-se de manter seu projeto atualizado.

Psicológico

E por fim, o principal motivo (pra mim) para que possamos lançar nosso produto ou serviço é ter um psicológico forte e preparado para as adversidades da vida. Quanto mais tempo levamos para lançar menos capaz podemos acabar nos sentindo e com isso nos abater e não entregar mais toda a nossa capacidade para aquele projeto.

É importante ter em mente que devemos focar sempre no produto mais viável de todos e com isso lançar o mais rápido para obter com isso o máximo de informações importantes para dar novos passos depois.

Sentir-se vitorioso é importante para conquistar novos terrenos e novos resultados.

Bons testes e bons lançamentos. E caso queira um consultor para lhe ajudar em sua caminhada, você pode contar comigo, basta entrar em contato.

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