Nos dias atuais em que somos bombardeados de publicidade em tudo que fazemos, ter um poderoso aliado como o Marketing de Atração é a certeza de estar fazendo a coisa certa. Vamos entender o por que mais abaixo.

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O marketing tradicional é composto basicamente pelas mídias clássicas: TV, rádio, outdoor, panfletos, cartazes, internet e outros. E em todas estas mídias somos de alguma maneira abordados em momentos que não necessariamente estamos propensos para comprar. A decisão de compra está sempre nas mãos do nosso futuro consumidor.

Acredito que você seja como eu, tenha repulsa por spam, por publicidade enganosa e os próprios riscos existentes na internet, por isso que precisamos ser relevantes e amigos dos nossos futuros clientes. E é aí que o Marketing de Atração entra…

Você vai aprender a vender mais, sem vender!

 

O QUE É MARKETING DE ATRAÇÃO?

Resumidamente esta técnica consiste em apresentar a sua mensagem ou estratégia de marketing de modo que a pessoa sinta-se atraída por ela. Não é o vendedor quem corre atrás de seus clientes, é o consumidor que chega até ele! E essa técnica tem 3 pilares importantes:

Atração
Contato e Amizade
Oferta como solução

Continuamos e vamos entender como aplicar cada um dos 3 itens acima.

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1 – ATRAÇÃO

Em um grupo de amigos, não lhe parece curioso que alguns atraiam mais atenção que outros? E em uma conversa entre os mesmos amigos, você pede um conselho sobre alimentar-se melhor, de que amigo você consideraria mais a resposta: De um amigo que alimenta-se mal ou de um amigo nutricionista?

E é isso mesmo, vamos em geral, levar mais em consideração informações de especialistas, de pessoas com relevância no que diz, e no marketing de atração é a mesma coisa, as pessoas vão procurar informações de profissionais com experiência em determinado assunto.

Portanto: SEJA ESPECIALISTA/AUTORIDADE NO SEU ASSUNTO/NICHO.

Aqui, podemos aplicar o gatilho da reciprocidade.

Oferecemos conteúdo relevante ao nosso visitante e ele nos retorna com a compra do nosso produto/serviço.

Mas lembre-se, estamos ainda na etapa 1, por isso, neste momento ainda é precipitado vender algo, queremos apenas mostrar que você é especialista e tem o conhecimento necessário para ajudar o seu visitante. Por isso, capriche no conteúdo, pois quando você criar um curso online, e-book ou webinario, por exemplo, será muito mais fácil o futuro cliente colocar o e-mail para acessar as informações, afinal, se o conteúdo grátis já é bom, imagina o pago?!?!

O principal motivo da ATRAÇÃO é coletar o e-mail do cliente para que possamos gerar relacionamento e amizade com ele.

 

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2 – CONTATO E AMIZADE

Ok, agora que já temos o e-mail do nosso futuro cliente, precisamos nos relacionar com o mesmo. Esse é o momento mais importante de todo o processo, é aqui que você poderá mostrar-se ainda mais relevante para ele e possível solucionador de todos os seus problemas.

Utilize para isso e-mails, redes sociais e até mesmo grupos, fóruns ou ferramentas de comunicação instantânea (whatsapp, skype), o importante é conversar com seu prospect, ouça ele, sinta-se realmente interessado no que ele tem a lhe dizer, todas estas informações além de formar um melhor entendimento do que realmente o seu público alvo precisa irá lhe aproximar ainda mais do seu algo.

Use sempre que possível, um tom pessoal em suas respostas, haja naturalmente como você age no seu dia-a-dia. Precisamos acima de tudo ser reais e não um produto.

 

3 – OFERTA COMO SOLUÇÃO

Agora que você já tem a autoridade e uma lista de e-mails de contatos e amigos, está na hora de apresentar a sua solução. Neste momento você deve entrar em contato com seu lead e oferecer seu produto ou serviço, explicar os motivos de que você é a solução para os problemas dele e apresentar uma oferta.

Pode ser que alguns saiam da sua lista, que outros simplesmente ignorem, mas isso não importa realmente afinal, queremos apenas clientes engajados e interessados em obter nossa solução e ter sua vida ou negócio impactado. São geralmente estes clientes os mais propensos a lhe enviar um depoimento e ser um grande advogado da sua marca.

 

Em minhas estratégias do Marketing de Atração utilizo as premissas do Inbound Marketing para potencializar ainda mais os resultados.

 

Por fim, tenha a clareza de que atração não é um blog cheio de conteúdo construído apenas com foco em conversão cheio de banners e links traiçoeiros. O Marketing de Atração é acima de tudo, relevância e relacionamento. Sem isso, acredite, você não terá muita chance!

Sucesso e para o alto e avante! 😉