Google Adwords: Entenda as principais diferenças entre anúncios de pesquisa, display e remarketing

Pensar em anúncio online e não associar a Google Adwords é impossível. O Google construiu seu império criando uma plataforma simplesmente incrível onde a publicidade não fica restrita apenas a um único formato. Os anúncios de pesquisa, display e remarketing formam uma poderosa trinca de anúncios que a sua marca pode se beneficiar.

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Antes vale ressaltar da importância do Google Adwords para impulsionar negócios. Com ele, nós lidamos diretamente com o desejo de compra do cliente e no momento em que ele está buscando nosso produto ou serviço. Os Links Patrocinados (como também podem ser chamados os anúncios no Google Adwords) são a forma mais rápida e instantânea de exposição da sua marca.

Aliás, esta é uma diferença bem relevante que deve ser bem considerada em sua estratégia. Os links patrocinados devem ser realizados para ações de impacto rápido, já as ações de marketing digital (principalmente no marketing de conteúdo), são as ações que levam um pouco mais de tempo para acontecer.

Considere sempre em sua estratégia, manter os links patrocinados e as ações de marketing digital alinhadas de forma para que uma possa fomentar e facilitar a vida da outra. Digo isso por que quanto melhor for seu site e seu conteúdo, melhores notas você terá no Índice de Qualidade (QI) do Google e mais barato poderão ficar seus lances no leilão de palavra chave do Google AdWords.

E para que sua estratégia fique ainda mais alinhada, conhecer os principais tipos de anúncio do Google é importante, então vamos a eles: Anúncio de pesquisa, Display e Remarketing.

Anúncio de pesquisa

Esse é o mais conhecido de todos e você certamente já clicou alguma vez nesta modalidade. São os anúncios textuais que aparecem após uma pesquisa realizada. Antigamente haviam resultados patrocinados na lateral do buscador, mas hoje estão limitados a 4 no topo do resultado.

Quando dizemos que é extremamente eficaz, é baseado no conceito de que o visitante faz uma busca esperando uma resposta a algo (pode ser por prazer ou por dor), e esta resposta é o conteúdo do seu site que patrocina determinada palavra de busca.

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Dependendo de quando você estiver lendo este artigo, esta página de resultado de busca pode estar diferente, mas em geral os resultados pagos são apresentados com algum símbolo indicando que aqueles links são patrocinados.

Rede de Display

A rede de display nada mais é do que sites que tornaram-se parceiros do Google e cedem espaços publicitários para que o seu anúncio possa aparecer lá. Grandes portais, sites de notícias, blogs e uma vasta variedade de sites oferecem este espaço em troca de receber do Google por cliques dos visitantes.

É uma grande troca, os sites oferecem estes espaços (áreas nobres), recebem pelos cliques e o Google por sua vez, cobra dos anunciantes por essa rede e visibilidade do seu anúncio. Aqui, os formatos são os mais variados possíveis, vão desde texto, imagens, animações e até mesmo vídeos.

Um exemplo clássico de rede de display são os anúncios exibidos no YouTube (que você certamente já foi impactado em alguma momento.

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Remarketing

Não podemos dizer que o remarketing é um novo formato ou até mesmo uma nova rede, pois ela é realizada dentro da Rede de Display. Seu grande diferencial consiste em um poder de conversão com um aumento constante nestes índices.

O Remarketing consiste essencialmente em uma publicidade que “persegue” o visitante.

Quando visitamos determinado site, e este é um site que utiliza o programa da Rede de Display do Google, ele larga em nosso computador um cookie. Este cookie contém informações da nossa navegação e informa ao sistema do remarketing qual foi a sua última ação e é justamente esta última página (ou ação que você deixou de fazer como por exemplo, não fechou determinada compra) de um produto ou serviço que aparece em outros sites.

Por isso que as vezes depois de visitar uma loja virtual de Celulares, e você vai navegar na Globo.com (por exemplo) pode se deparar com a imagem do último celular que você estava visualizando na loja virtual.

É simplesmente incrível e isso tem um grande poder de potencializar seus resultados online. O remarketing é extremamente indicado para vendas online, mas há uma infinidade de estratégias que podem ser aplicadas com esta funcionalidade da Rede de Display do Google AdWords.

Vale lembrar que a escolha de qual formato deve ser utilizado em sua campanha vai depender essencialmente da sua estratégia. E mesmo que você a tenha definido de alguma maneira inicial, lembre-se que você tem o poder em mãos e pode alterar a sua campanha sempre que desejar.

O importante é manter o foco no seu ROI e nos resultados positivos da sua campanha!

Boas escolhas e se precisar de ajuda, não hesite em me contactar!

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