Nutrição de leads para o seu negócio voar mais alto!

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A nutrição de leads é uma das partes fundamentais para o seu negócio. Sem esse lento e meticuloso trabalho, é impossível ter uma base de dados ativa, engajada e dinâmica.

Possuir muitos leads, não significa que os mesmos estejam ativos e engajados no seu negócio. Podemos usar como exemplo o e-mail marketing e a taxa de abertura que, em muitos casos que o cliente não nutri seus leads, fica muito abaixo da esperada.

Estratégias

A nutrição de leads pode ser a partir de várias estratégias, uma delas é multi segmentação deles. Explico; seria para cada grupo de leads, um tipo de comunicação do seu negócio, quase que em um esforço de entregar um conteúdo muitíssimo personalizado. Com isso você além de poder fazer testes de listas e entregas, vai poder medir a temperatura desse cliente em relação a sua entrega, se você precisa fazer adaptações, e até mesmo, personalizações para o cliente.

Inclusive essa estratégia, de, ver o cliente potencial como único, já é usada no marketing de conteúdo e é um caminho sem volta. Todo potencial cliente deve ser tratado como único.

Para deixar ainda mais claro, dou o exemplo de uma pescaria, que, quando se pesca com rede (marketing tradicional) acabamos pescando vários peixes, crustáceos, sujeira do mar. Na nutrição de leads, podemos entender o comportamento deste cliente e entregar pra ele um conteúdo único e exclusivo, fazendo com que a nossa pesca seja de arpão, é o marketing UM PARA UM e não UM PARA MUITOS.

A chamada para a ação (call to action) é uma das estratégias, aliada ao SEO e SEM e ao marketing de conteúdo. Esses três meios que o marketing digital nos proporciona é em suma o que podemos aumentar tanto em quantidade, mas sempre em qualidade os nossos leads.

Nutrindo com redes sociais

Outra forma poderosa de nutrir regularmente o seu lead com ações de baixo custo e muito impacto, são as redes sociais. Neste território precisamos nos moldar de acordo com o público e a rede sociais. Cada rede tem a sua forma de comunicação o seu tom de voz e medições de resultados distintos.

Converse com o seu cliente de uma forma menos formal, exponha seu ponto de vista, interaja e seja amigável. Ninguém gosta de monólogo, onde a empresa apenas fala dela e dos produtos dela. Nutrir leads é acima de tudo, engajá-lo e encorajá-lo a adquirir seus produtos ou serviços, e este meio é poderoso, se, bem trabalhado.

Cuide do seu jardim

Nunca devemos esquecer da constante busca de aperfeiçoamento do lead e do seu constante engajamento. O Engajamento fica por conta das estratégias do Call to Action – ou chamada para ação – Encontrar o seu jardim, ou atrair o seu cliente, como abelhas em busca do néctar, fica à disposição do marketing de conteúdo, enquanto sua vitrine bem posicionada na rua infinita que é a internet, fica de acordo com o SEO e o SEM.

Usando essas ferramentas de modo profissional, persuasivo e estratégico, os seus leads sempre estarão crescendo em abundância, enquanto a sua própria empresa cresce junto aos clientes.

Estamos na era que o produtor não impõe a demanda, e sim, o usuário possui a escolha. Não somos do time que cria problemas para vender a solução, mas vislumbramos soluções em um horizonte de problemas esquecidos, em nichos e multi-nichos deixados a escanteio com leads prontos para serem agraciados pela sua solução.

 

1 – Quantidade não é qualidade. Nutra a sua empresa com leads conscientes do que ela faz, educando-os de forma contínua, para que, acima de quantidade, eles possuam qualidade.

2- Estratégias de segmentação. Usadas comumente em todos os meios do marketing digital, mas, normalmente de forma errada, o SEO, SEM, Redes Sociais e o Call to action são as principais ferramentas para a captura de leads para o seu negócio.

3- Entregue o que o seu cliente deseja. Sempre entregue o que o seu cliente não só deseja, como, precisa. Essa é a lei que chegou para ficar e chama-se: Marketing de Conteúdo, ou, Inbound Marketing. Atraia-o organicamente, sem alardes, mas sim, mostrando um caminho feito, somente para ele, para ajudá-lo.

 

O mais importante é salientar que leads não são apenas o primeiro contato, ou supostos clientes, muito menos um nome em inglês, e sim, são pessoas. E essas pessoas querem ser ouvidas por você e serem atendidas com a exatidão com que procuram o seu serviço e a alimentação é a sua estratégia, vontade e criatividade.