Qual a maior conquista de qualquer ação que você realize na internet?

A resposta é simples: A atenção do seu consumidor.

Hoje em dia está cada dia mais desafiador conseguir a atenção de nossos futuros clientes, ainda mais quando queremos algo em troca dele (o seu maravilhoso e-mail).

E é exatamente por isso que surgiu essa poderosa ferramenta de apoio a conversão de mais vendas no marketing digital: A Landing Page (vamos chamar de LP).

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O QUE É UMA LANDING PAGE?

Landing Page quer dizer: Página de Aterrissagem, e é isso mesmo, é uma página feita especialmente para que o seu usuário execute determinada ação e em geral esta ação é a de CONVERSÃO.

Note que a maioria das landing pages tem um formato clássico: Topo, título e chamada impactante, imagem, descritivo e formulário. Esse em geral é o corpo de uma LP matadora.

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É importante frisar que uma LP não tem uma vocação para boa indexação no Google, seu conteúdo é pouco e geralmente focado apenas em vender não é bem visto pelo Google. Por isso, trabalhar com ações prévias como chamadas, banners e posts para a LP são fundamentais para o sucesso da mesma. Ou seja:

  • Crie textos em seu blog que levem o usuário a clicar e ir para a LP;
  • Elabore banners chamativos;
  • Seja extremamente criativo nos links para convidar o usuário a clicar;
  • Envie também por e-mail para a sua lista.

Mais abaixo, vamos apresentar mais detalhes e tudo ficará mais claro para você!


QUANDO VOCÊ VAI PRECISAR DE UMA LANDING PAGE?

Em geral, uma LP deve ser utilizada quando você precisa potencializar os resultados de alguma campanha. Essa campanha pode ser para divulgar determinado produto ou serviço novo, dar algum brinde ou material rico como ebook, divulgar algum evento que ainda acontecerá e você quer fortalecer sua base de e-mail ou até mesmo para simplesmente convidar o visitante para preencher e receber suas postagens de blog.

Qualquer produto ou serviço pode se valer dos benefícios de uma Landing Page, ela tem uma característica muito flexível e pode ajudar a converter mais seja lá qual for o seu objetivo.


OTIMIZANDO OS RESULTADOS

Agora que você já sabe que pode ter também uma Landing Page, e de quebra ter mais resultados com ela, vamos as dicas para potencializar ainda mais os resultados.

  • A primeira impressão
    Sua LP precisa impactar os usuários logo nos primeiros 8 segundos depois que eles entram nela, essa primeira impressão precisa ser de encher os olhos e o usuário precisa encontrar e entender rapidamente qual a sua missão, qual o principal objetivo do seu site. Essa primeira impressão precisa ser certeira!!! Capriche no visual e em informações esclarecedoras.
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  • Seja simples e objetivo
    Menos é mais… As informações precisam estar bem visíveis, elas precisam passar uma mensagem clara, ser relevante para o usuário. Não perca seu tempo com firulas e conteúdo que pouco ou nada irá resultar em motivação para a conversão do seu usuário.
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  • Imagens poderosas
    O conteúdo da sua LP tem que ser poderoso e a imagem utilizada idem. Procure imagens vendedoras, imagens impactantes e que possam auxiliar na conversão. Veja o exemplo abaixo, desta imagem onde uma criança foi colocada em duas poses, em uma olhando para a tela do computador e a outra olhando para o escrito do anúncio. Veja a que mais clicou no anúncio foi a do bebê olhando para ele. Isso por que? Por que nosso olhar automaticamente é levado para onde as pessoas estão olhando. É mágico! 😉
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  • Quem disse que não pode fazer SEO?
    – Defina uma palavra-chave: Certamente será relacionada à oferta que você está divulgando. Se possível, utilize uma long tail (palavras-chaves mais longas e completas). Elas direcionarão o conteúdo para pessoas interessadas.
    Use esta keyword no H1, page title, url e título da landing page;
    – A palavra-chave e suas variações devem ser distribuídas ao longo do conteúdo da página.
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  • Sem porta de saída
    Não utilize links para outros sites e até para o seu, uma LP deve ser a última etapa de um processo de marketing digital. Chegando aqui, o lead deve ter uma única motivação: Preencher o formulário e enviar.
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  • Formulário gigantes não são legais
    A filosofia de menos é mais vale também para o infográfico abaixo, veja só, quando inserimos mais campos em um formulário de LP, aumentam as chances de abandono de leads.
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    Em geral os formulários precisam ter apenas: nome e e-mail. Isso mesmo, simples assim… Usamos mais campos, apenas em LP que não tenham impactos relevantes para a conversão do usuário, e em geral colhemos informações que apenas com cliques o usuário possa responder.
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    Alguns campos a mais que podem ajudar na sua tomada de decisão: Setor, ocupação, quantidade de funcionários (ajuda a entender o tamanho da empresa do futuro lead)
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  • Setas são poderosas
    As setas são ferramentas poderosas para que possamos apontar o melhor caminho para o nosso futuro lead. Sem elas, as coisas ficam menos óbvias. Use as setas, mas cuidado para não abusar, ok?
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  • A autoridade dos depoimentos
    Uma LP fica ainda mais poderosa quando tem depoimentos de pessoas que já conhecem o seu produto ou serviço. É outra pessoa dando aval do que queremos tanto ofertar para o futuro lead. Faça bom uso dessa estratégia, ela é poderosa! 😉
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TESTES E MAIS TESTES

Infelizmente não existe receita de bolo quando tratamos de interação com as pessoas, por isso é necessário e muito importante que façamos sempre e regularmente testes de melhorias em nossas LPs.

Veja nesta imagem (criado pelo Henrique do Viver de Blog) onde ele apresenta as principais áreas para testar a sua LP.

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O QUE NÃO PODE FAZER

Mas atenção, nem tudo são flores… Por exemplo, fica uma dica importante, o Google não aceita a maioria das páginas com as característica de uma LP.

Pois caracteriza apenas como uma página de coleta de informações. Uma página de coleta de informação é por exemplo uma LP para pegar e-mails de clientes.

Além de coleta de informações, os brindes também são encarados como vilões. Não é permitido oferecer brindes em troca de informações. Exemplos de brindes incluem prêmios, ebooks, vídeos etc.

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É isso aí mesmo meu amigo e minha amiga, LP para pegar e-mail dando e-book, fora de cogitação anunciar no Google Adwords! #xateado

 

FERRAMENTAS PARA CRIAR LANDING PAGES

Separei algumas ferramentas bem legais que certamente vão te ajudar na hora de criar a sua LP ainda mais turbinada.

logo-unbounce
http://unbounce.com/
U
ma das mais tops do mercado, apesar de ser gringa tem seus comandos facilitados e preço justo com a vasta gama de funcionalidades disponível.

logo-vwo
https://vwo.com/
Ferramenta gringa também de fácil gestão. 

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http://landingi.com.br/
Página que cria landing page nacional, isso mesmo Brasuca! Recomendo!

logo-rdstation
http://rdstation.com.br/
Definitivamente a melhor plataforma de LP. Claro que o RD não é apenas isso, é muito mais… Mas tem uma poderosa ferramenta de criação que qualquer pessoa tem condições de criar a sua.

 

EXEMPLOS MATADORES

Separei estes 5 modelos abaixo que certamente vão lhe inspirar. São modelos que tem muito de tudo escrito acima, e que podem tirar muitas dúvidas na hora de criar a sua LP matadora.

WISTIA
Simples e objetiva.  Convida o usuário para criar a sua conta, apresenta argumentos e tem um fundo que é bem lindão!

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IMPACT
Separei esta para que você veja o tamanho do cabeçalho, grande, com boas chamadas e CTA chamativo. Note que o topo tem mais da metade da primeira dobra.

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WEBDAM
Aqui, mostramos que o bom gosto ajuda e muito a tornar a experiência de uma LP incrível. Imagem de fundo e de apresentação em harmonia com a marca dão um destaque importante para o formulário. Como não converter, não é mesmo?

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VELARO
Simples e extremamente vendedora.

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INDUSTRIAL STRENGTH MARKETING
Quem disse que precisa ter muita cor pra vender? Impecável, elegante e vendedora!

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Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado, e se por algum motivo você tiver dificuldade em alguma LP nova ou já existente, não hesite em entrar em contato. Tenho certeza que posso lhe ajudar.

Confira meus serviços de consultoria ou se desejar entre em contato.

Até a próxima! 😉

 

Fontes:

http://viverdeblog.com/landing-pages-infografico/