Dicas poderosas para sua produtora de sites ou agências digitais surpreender seus clientes em 2018

Não importa qual seja o seu nicho ou área de atuação, sua empresa estará sempre em busca de surpreender seus clientes positivamente.

Essa é, sem dúvida alguma, a grande missão de qualquer empresa que quer perpetuar a sua marca e torná-la mais do que uma opção e sim um desejo de consumo.

Com uma agência ou produtora de sites, isso não é diferente. Surpreender e encantar os clientes deve ser sim, um grande foco em sua gestão.

Neste artigo vou te dar 4 dicas para destacar-se dos demais concorrentes (desde que eles também não leiam este artigo, não é mesmo?) 😉.

Vamos lá!

RELATÓRIOS DE DESEMPENHO

Vai parecer meio óbvio não é mesmo? Entregar relatórios de desempenho é algo que deveria ser padrão em qualquer agência, mas acredite. Não é!

Entregar relatórios de desempenho deve (ou deveria ser) ser uma prática padrão para qualquer agência, e até mesmo as produtoras de sites. Pois são nos relatórios que o cliente pode entender e mensurar o quanto de trabalho foi executado naquele período.

Para as produtoras o grande desafio é mostrar para o cliente que o trabalho está sendo feito e que os check-points estão sendo respeitados. Apresente um relatório com todas as ações realizadas e é aqui, neste documento, que você irá pontuar as questões que estão sendo feitas extras.

Entregar relatórios convincentes é uma arte, pois, por mais que os teus números sejam incríveis é fundamental que eles estejam com uma linguagem clara e fácil de entender.

Muitas agencias, na ânsia de entregar algo incrível, acabam tornando um relatório que deveria ser simples em um verdadeiro carnaval de números.

Clientes bem informados, geram pelo menos 72x menos problemas que os esquecidos e largados no limbo…

Foque nos seguintes pontos:

  • Se você for Agência
    • Relatório pontuando todos os módulos vendidos
    • Apresente os desafios do mês em uma introdução
    • Print para cada módulo, apresentando os números do mês
    • Um comparativo do mês anterior com o mês atual
    • Em caso de conquistas no módulo apresentado, destaque os números positivos
    • Em caso de derrotas, explique os motivos
    • Feche o relatório com um overview e vislumbre as próximas conquistas
  • Se você for Produtora de Sites
    • Relatório descrevendo o projeto vendido
    • Gráfico de desempenho mostrando o percentual de progresso
    • Etapas que foram realizadas
    • Etapas que foram realizadas extras e deverão ser cobradas
    • Etapas que foram realizadas extras e que não serão cobradas
    • Expectativas de finalização

Relatórios com esse grau de zelo e preocupação com o cliente, certamente vai mantê-lo tranquilo e com as informações compartilhadas o cliente ficará ainda mais satisfeito.

INOVE EM SUAS ENTREGAS

Quando falamos de inovar em prestação de serviços, estamos colocando em jogo nossa margem de lucro, e definitivamente não é isso que quero que você faça.

Aqui o objetivo é te convidar a experimentar a missão corporativa de vender valor. Agregue valor ao seu serviço e ofereça uma experiência ainda mais rica no relacionamento com o seu cliente.

Um exemplo de fazer mais, é: Precisa enviar uma newsletter, e ao invés de usar um template padrão que tal criar uma news completamente do zero e exclusiva para o seu cliente?

E se você ao invés de fazer um e-book, sua agência criar uma check-list? O trabalho pode nem ser tão diferente assim e você agrega um valor incrível a entrega do material rico do cliente.

E mais… Que tal entregar mais do que apenas um planejamento? Pense em uma apresentação power point linda, regada a salgadinhos e muita animação e positividade.

No marketing da diferenciação nós transformamos as nossas entregas em verdadeiros eventos, que são ansiosamente aguardados por todos.

Surpreenda seu cliente com um calendário de entregas em 2018 incrível e vá além do marketing tradicional, onde tudo começa com o download de um e-book.

COMUNIQUE-SE MAIS

Os anos podem passar, mas definitivamente, isso nunca vai mudar. O cliente é carente e ele adora quando o fornecedor se mantém em contato constante.

Antigamente, a única via possível era o telefone fixo, o cliente só conseguia entrar em contato se, pegasse o telefone e ligasse para para o fornecedor. O que para telefone fixo era mais complicado.

Hoje em dia, você tem acesso a informação a qualquer momento e a qualquer lugar. É impressionante. E essa facilidade torna o cliente muito mais ativo e presente numa relação comercial.

Você pode achar que isso que estou te falando também é uma obviedade, mas acredite, hoje em dia esse é um quesito praticamente esquecido.

Não apenas as agências ou produtoras de sites, mas muitas empresas estão deixando de lado esse poderoso aliado: a comunicação com o cliente.

Mas então, o que é importante fazer para surpreender seu cliente em 2018 neste quesito? Se liga nas dicas:

  • Envie mensalmente uma newsletter contando todas as suas novidades;
  • Compartilhe as conquistas do cliente semanalmente;
  • Ofereça novos serviços (pagos ou não);
  • Faça reuniões periódicas de acompanhamento;
  • Instrua seu time a não deixar pendências e se comunicar com o cliente sempre que for necessário

CRIE OS SEUS EVENTOS

Essa dica pode parecer trabalhosa, mas ela pode lhe render bons frutos e muito mais relacionamento. Os eventos, cursos e palestras estão ganhando força dia após dia.

As empresas investindo em seus funcionários pagando cursos de aprimoramento e quem é CEO também nesta constante busca por informações e conhecimento.

Certamente o seu cliente ficaria muito feliz (e surpreso) se a sua agência fizesse uma dessas coisas:

1) Criando o seu próprio evento
Existem no mercado do digital uma série de bons eventos (um deles é o RD Summit), cada um deles repletos de convidados de peso que podem fazer a diferença no aprendizado. Alguns eventos são online e outros presenciais.

Mas é exatamente dos eventos presenciais que eu quero falar. Já pensou que bacana seria se você fizesse um evento exclusivo da sua agência para os seus clientes?

Tenho certeza que seria algo extremamente inovador e que poderia até mesmo entrar no calendário anual da sua empresa (ou quem sabe, a cada 6 meses?).

Realizar um evento de pequeno porte não requer muito empenho (nem investimento, estimo que você vá investir no máximo R$300), olha só alguns pontos que devem ser observados:

  • Local que comporte o número de pessoas (pode ser na sua agência também, sem problema, assim vc economiza no aluguel de sala de evento);
  • Coffee-break (salgadinhos, petiscos, bebidas, cafés);
  • Um projetor;
  • Microfone e auto-falante;
  • Um convidado para falar de algum assunto complementar.
  • Pronto, a receita para um bom evento está montada.
  • Pense em uma pauta que possa chamar a atenção dos seus clientes e entregue o seu melhor conteúdo para eles.

Não se prenda em entregar tudo que sua empresa faz, assim o cliente terá o real entendimento de o quanto fazer marketing digital vai além de fazer posts nas redes sociais.

Se o número de clientes da sua agência for pequeno, pense em liberar o convite para um ou mais acompanhantes.

2) Convidando para eventos
Se você não quiser fazer o seu evento, a dica que dou é convidar seus clientes para eventos da sua região, assim, quanto mais conteúdo e informação ele tiver, mais valor dará ao que você faz.

Caso ele não queira ou não possa ir, faça lives nas redes sociais, resumos, vídeos e mande por e-mail. O importante é compartilhar o conteúdo.

Com estas dicas afiadas eu tenho certeza que o seu 2018 será incrível.
Seus clientes se sentiram pertencendo a algo e sua empresa ganhará mais do que uma troca comercial e sim, amigos e defensores da marca da sua agência ou produtora de sites.

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