Você tem recebido orçamentos frequentes, mas suas taxas de fechamento de contrato estão abaixo do esperado? Calma, eu sei que aumentar o fechamento de orçamentos não é uma tarefa simples. Mas o problema pode estar nas estratégias que você utiliza (ou não utiliza) após o momento em que o possível cliente envia o orçamento para sua agência.

E se você não dá a devida atenção ao lead, possivelmente ele irá fechar negócio com seu concorrente. Por isso, quando você recebe o orçamento precisa dar a máxima atenção àquele lead, já que ele demonstrou interesse pelos seus serviços.

Não cometa o erro de achar que apenas enviar o valor é suficiente. Clientes que querem resultados de verdade não priorizam somente o preço dos serviços, concorda?

Mas então, o que fazer para aumentar o fechamento de orçamentos em minha agência? Dá uma olhada nas dicas que separei para você!

Aposte na automação

A automação de marketing é a melhor maneira para você nutrir e mostrar valor para seu lead. Quando ele converte em uma página de formulário ou solicita orçamento, é aí que você deve começar sua jornada para convencê-lo de que sua agência é a melhor opção para ele.

Faça uma sequência de disparo de e-mails para nutri-lo com conteúdos ricos e relevantes.

Mantê-lo aquecido é fundamental para que ele perceba que você realmente se importa com ele e está tentando ajudá-lo com informações importantes.

Tenha um CRM 

O CRM é uma ferramenta essencial para qualquer agência de marketing digital. É por meio dele que você vai construir sua base de dados do cliente, como os materiais que ele já consumiu, em que momento da compra ele está, etc.

Com o alinhamento desses processos, fica mais fácil para você atrair e reter seus prospects, melhorando a relação com eles e mostrando como você se importa.

Consequentemente, você tem mais chances de aumentar o fechamento de orçamentos. 

Alguns exemplos de CRM que você pode ter na sua agência:
RD Station CRM
Bulldesk CRM
Pipedrive
Agendor

Envie uma proposta especial

Para começo de conversa, tenha em mente que uma proposta especial não está, necessariamente, relacionada a valores.

Você pode, por exemplo, pensar em um pacote de serviços personalizados, oferecer a gestão de redes sociais grátis por 7 dias e por aí vai.

Enfim, tenha um diferencial que mostre ao seu lead que você realmente se importa e que seus serviços vão fazer toda a diferença para a empresa dele.

Se você apenas enviar o valor, estará fazendo o que a maioria faz. E aí, as chances de fechar negócio diminuem.

Envie cases de sucesso

Você pode prometer inúmeros resultados para o cliente, mas eu te garanto que ele vai sentir muito mais confiança em seu trabalho quando ver resultados reais. Por isso, enviar cases de sucesso pode ser uma excelente maneira de aumentar o fechamento de orçamentos em sua agência.

O ideal é que você envie cases de clientes do mesmo segmento que o lead, ou o mais próximo possível. Mostre o que você fez de melhor, quais números você obteve, qual a porcentagem de aumento de vendas, etc.

Lembre-se que o cliente tende a optar por quem tem experiência!

Ofereça uma consultoria personalizada

A sua expertise pode ajudar e muito o cliente na hora de decidir qual é a melhor opção para ele.

Mostre quais pontos ele deve considerar, quais são os melhores serviços para as necessidades que ele possui e, por fim, oriente qual o melhor caminho.

Tente ser imparcial na medida do possível, mas o importante é ter em mente que você pode oferecer os serviços que ele precisa com um agregado muito importante. Dessa forma, ele saberá que está fazendo um bom negócio!

Gostou das dicas? Fica ligado que, em breve, vou oferecer um curso completo para você, dono de agência, que quer transformar seu negócio em uma grande potência na sua região. Enquanto isso, aproveite para participar da minha lista de transmissão do Whatsapp e receber toda semana os melhores conteúdos para acelerar a sua agência digital!