Uma agência digital mais produtiva é possível, saiba como!

Uma agência digital assim como qualquer outra empresa tem sua existência pautada em realização de um propósito e gerar lucro.

Quando falamos em propósito entramos em áreas pessoais cujo os valores e conceitos variam de pessoa para pessoa. Cada empreendedor ao abrir sua empresa, tem a sua missão e visão do negócio.

Agora, quando falamos de gerar lucro, não falamos de algo subjetivo, falamos de algo real e factível, variando apenas os percentuais de empresa para empresa.

Mas como obter mais lucro? A resposta é simples: ser mais produtivo. Quanto mais produtivo se é, mais lucro se ganha. E o grande barato de ser produtivo é que junto com a sua conquista vem os louros da credibilidade e reconhecimento por entregar bem e cumprir prazos. E este meu amigo é o único caminho para a sua empresa prosperar.

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Mas como ser mais produtivo?

Listo abaixo minhas dicas para que você possa tornar seu negócio muito mais rentável (e produtivo). As dicas foram aplicadas em minha agência ou estão em vias de serem aplicadas. Vamos lá!

Tenha processos claros

Para que sua agência digital seja mais produtiva, ela passa necessariamente por apresentar a sua equipe processos claros de desenvolvimento. Quando o projeto entrar para a linha de produção, por onde ele começará? Quem será o responsável? Quais etapas o projeto irá percorrer até que seja entregue para o seu cliente? Todos os envolvidos devem ter clareza estas informações, pois a “roda tem que rodar sozinha“, e estas etapas não podem depender de sua eterna coordenação para que tenham sequência dentro da sua agência.

Automatize processos

Certo, você já determinou quais serão os processos que farão parte do escopo de desenvolvimento, agora você precisa ter em mente que deve debruçar sua cabeça nestes processos para entender quais destes podem ser automatizados. E automatizar um processo pode ser, por exemplo, utilizar um CMS como o WordPress para evitar que todos os projetos tenham que passar pela equipe de programação ou até mesmo um painel de atendimento ao cliente que organiza e coordena os pedidos do cliente e encaminha para os responsáveis dentro da sua agência (neste caso por exemplo, citamos o Basecamp ou RunRun.it).

Cuide da sua equipe

Nada, nada que você faça terá impacto maior em produtividade do que manter a sua equipe extremamente motivada e desafiada. Os profissionais de agências digitais estão entre os que mais trocam de empresa de todos os mercados de TI, e isso em parte ocorre devido a estagnação de desafios e falta de compreensão dos gestores que todos aqueles profissionais são pessoas que tem os seus momentos de baixa potencialidade. Compartilhe com a sua equipe seus resultados positivos, eles gostam de saber quando a empresa que trabalham obtem vitórias relevantes. Faça-os sentir parte de algo maior. Cuide da sua equipe – e não exagere pedindo pizza para horas extras durante a semana!

Cliente nem sempre tem razão

Você deve achar que sou louco ao descrever este tópico, mas em agências digitais limites devem ser aplicados a todo instante, como obter informações sobre tecnologia está cada dia mais fácil e ao alcance de todos, todo empreendedor sente-se de certa forma um expert em desenvolvimento de um site, por exemplo. Mas nós sabemos, que no mundo real, se a sua agência foi contratada é ela que deve dar o melhor caminho para qualquer projeto no digital. Quando você deixa o cliente sem limites, você corre o risco de stressar a sua equipe, e ao final das contas o cliente não reconhecerá todos os seus esforços durante o desenvolvimento (acredite nisso). Trabalhe dentro de um escopo fixo e definitivo e entregue o que foi acordado. Sempre!

Documente e aprenda sempre

Seguidamente falamos que os mais velhos são mais vividos e mais experientes, mas isso se dá pois elas adquirem com o tempo experiências de vivências em situações mais diversas possíveis. E no mundo de agência digital isso é a mais pura realidade, ao final de cada projeto entregue, ficam: Orgulho, cansaço e lições aprendidas. E é em lições aprendidas que você deve atentar-se, registre tudo o que ocorreu, quais foram os desafios superados, como aquele código foi resolvido, como determinado ajuste impactou na versão mobile, enfim… Quanto mais documentada forem as suas lições, mais produtivo você será no futuro.

 

Era isso, espero que estas dicas te faça pensar e mais do que isso, não deixe para amanhã, comece HOJE a aplicar todas elas, eu te garanto que teus resultados serão ainda melhores. Boa sorte e se precisar de uma ajuda, consulte minha consultoria para agências digitais. 😉