A arte de inovar, sua empresa tem acompanhado as novas tendências?

Sua marca/empresa tem acompanhado as mudanças trazidas pela era digital? Não? Então chegou a hora de começar, antes que seja tarde demais!!

Com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia multiplicaram-se as possibilidades de se fazer marketing. Até pouco tempo atrás éramos limitados a poucos (e caros) veículos de comunicação, onde somente as grandes empresas tinham condições de investir o dinheiro necessário para divulgar suas peças publicitárias. Hoje, a realidade é outra!

REVOLUÇÕES DA ERA DIGITAL

A internet possibilitou a criação de inúmeras plataformas, com infinitas possibilidades de produção e divulgação de quaisquer tipo de conteúdo, seja ele uma peça publicitária, um fato jornalístico ou mesmo um post de blog como esse.

E o melhor de tudo é que muitas dessas funcionalidades continuam sendo gratuitas.

Com essas novas possibilidades algumas empresas abriram, e outras fecharam as portas…

Enquanto de um lado surgiam aplicativos inovadores, do outro fechavam grandes empresas que eram líderes em seus segmentos. As que souberam reestruturar-se para os moldes do novo mercado conseguiram tirar grande proveito disso, já as que acharam que seria mais uma moda passageira, infelizmente não tiveram  a mesma sorte!

E SE AMANHÃ SURGIR UM APLICATIVO QUE TRANSFORME O SEGMENTO EM QUE SUA EMPRESA ATUA?

Alguns exemplos clássicos de inovação no marketing digital são os aplicativos, que aos poucos foram tomando conta dos mercados de vendas de imóveis, de veículos, passagens aéreas, comidas entre outros segmentos.

Competir com esses aplicativos era nadar contra a correnteza, porque além de trazer mais benefícios e comodidade para seus usuários, o investimento em publicidade deles era bem alto.

Mas o que fazer? Como concorrer com esses gigantes?

INOVAÇÃO PODE SER TAMBÉM ALGO QUE VOCÊ AINDA NÃO TENHA FEITO DENTRO DA SUA EMPRESA

Inovar não se trata necessariamente que você tenha que criar algo inédito para todo mundo, você pode começar executando aquelas ações que você sabe que tem que fazer, e  ainda não fez!

Por exemplo, como estão as redes sociais da sua marca? Você tem nutrido elas com conteúdos realmente relevantes para seus clientes? Ou tem postado apenas por postar?

Você tem mantido uma frequência nas suas publicações, ou publica só quando dá?

Tem postado fotos e vídeos sobre seus produtos/serviços? Já que sabemos que esses são os formatos que mais criam engajamento com o público?

Tem feito algum tipo de promoção/sorteio para chamar atenção dos seus clientes e aproximá-los de sua marca?

O diferencial que você pode usar ao seu favor que muitas vezes as grandes empresas não conseguem, é a aproximação de seus clientes. Por conversarem com um grande número de usuários essas grandes marcas utilizam linguagens mais amplas, na busca de atingir o maior número de pessoas. Você pode utilizar memes,  notícias e acontecimentos locais para criar posts mais assertivos para o público da sua região! Ao invés de querer copiar o que os maiores estão fazendo.

Esses foram apenas alguns exemplos daquilo que nós já “sabemos”, mas nem sempre colocamos em prática. E acabamos esquecendo que o marketing digital é como uma construção, onde cada um desses pilares que eu apontei tem a sua devida importância, e quando bem executados, eles tem o poder de aproximar seu público da sua marca e gerar novas oportunidades de negócios para você!

Então a minha sugestão é, antes de ficar quebrando a cabeça tentando criar algo inédito,  preocupe-se primeiro em fazer o “Arroz com feijão”. Atente-se aos pequenos detalhes que sabemos que de fato já dão certo! E somente depois que todos eles estiverem alinhados, é a hora de começar a pensar em novos formatos para suas mídias. 😉

 

 

 

Por: Patrick Cunha