Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre profissionais híbridos. Mas e agências de marketing digital híbridas? Pois é, esse modelo de agência vertical não é tão comum no mercado, mas pode ser vantajoso se você souber trabalhar bem com esse tipo de negócio.

Se você é especialista em um determinado nicho, mas também domina outras áreas, mesmo que superficialmente, e não quer ficar preso a clientes de um único segmento, esse modelo de agência pode ser o mais recomendado. Vem entender por quê!

O que são agências de marketing digital híbridas?

As agências híbridas são focadas em um determinado nicho de atuação, mas, eventualmente, realizam serviços para outras áreas e segmentos. Essas agências trabalham forte com parcerias e seu posicionamento de mercado tende a ser generalista.

Para entender melhor, vou exemplificar para você: vamos supor que uma agência digital possui clientes apenas da área da saúde, sendo esse seu foco principal. Sua carteira de clientes será composta por médicos de diversas especialistas, nutricionistas, dentistas, etc, certo?

Mas de repente aparece um cliente da área de moda interessado em contratar os serviços que aquela agência oferece. É seu foco de atuação? Não. Ela irá recusar esse cliente? Dependendo, também não.

Com certeza, um cliente da área de moda será uma exceção em agências de marketing digital híbridas com foco na área da saúde. Uma agência que atua com esse nicho poderá ter 15 clientes da área da saúde e um cliente da área de moda, por exemplo. Deu para entender como elas atuam?

Vantagens

Trabalha tanto com clientes nichados quanto híbridos

Essa é a grande vantagem das agências de marketing digital híbridas. Elas são especialistas em atender clientes de um determinado nicho, mas não fecham as portas para clientes que não são seu foco de atuação.

O que elas ganham com isso? A possibilidade de possuir uma carteira de clientes maior do que se atendesse apenas clientes nichados.

Consegue atuar com outras agências

Este tipo de agência por ser especialista em determinado nicho de atuação consegue até mesmo realizar parcerias com agências generalistas.

Pois é justamente por sua especialidade em determinado nicho que ela pode realizar parcerias estratégicas com outras empresas do segmento.

Eu mesmo já realizei muitas parcerias em que pude ajudar empresas que não atuavam na minha área de atuação.

Esse fato se deve muito a, principalmente, eu nunca acreditar que nós agências devemos nos encarar tão somente como concorrentes. Somos colegas de mercado e devemos nos apoiar sempre que possível.

Consegue performar melhor

Por ser especialista em um determinado nicho, uma agência de marketing digital híbrida consegue entender melhor as necessidades dos clientes, já que ela conhece muito bem aquela área e irá utilizar todo seu conhecimento a favor dos clientes.

Isso se reflete em resultados positivos e satisfatórios tanto para a agência quanto para o cliente, já que a agência consegue demonstrar uma performance de qualidade nos serviços executados e o cliente consegue atingir suas metas e objetivos.

Desvantagens

Não executa todos os pontos do marketing digital

Estas agências por serem focadas em determinados nichos de atuação ou até mesmo por serem especialistas em algumas áreas não são vistas como completas por alguns segmentos.

Assim, justamente para entregar exatamente o que a sua persona necessita acaba não realizando todos os pontos necessários para o marketing digital e com isso acaba tendo que terceirizar em alguns contratos que não são nichados.

Vou dar um exemplo, uma agência nichada no ramo de saúde, pode não realizar determinadas ações de marketing, justamente por conta que o seu segmento não permite.

Assim, essa agência é extremamente competente quando falamos em ações para saúde, mas para outros pontos de marketing, podem faltar ações importantes.

A escala pode comprometer o lucro

Por mais que agências de marketing digital híbridas não fechem a porta para clientes que não fazem parte de seu nicho de atuação, a chance de elas conseguirem clientes de outras áreas é bem menor, o que pode acabar comprometendo a lucratividade do negócio.

Clientes de outras áreas podem ficar receosos de fechar um contrato com uma agência especializada em um segmento totalmente diferente do seu.

A gestão é mais complexa

Esse tipo de agência também tem dificuldades para realizar a gestão de processos, pois tem fluxos definidos para os nichos, mas quando entram clientes de outras áreas, é preciso pensar em uma estratégia diferente, e a falta de conhecimento aprofundado pode comprometer o processo.

Além disso, por mais que as agências de marketing digital híbridas possuam uma equipe de colaboradores mais enxuta, ao conquistar clientes mais genéricos, elas terão que optar por freelancers ou realizar novas contratações.  

As agências de marketing digital híbridas são uma ótima forma de você demonstrar toda a expertise e conhecimento que você possui no nicho que irá atuar, sem deixar de lado oportunidades de prospectar novos clientes que não fazem parte de sua especialidade.

Por esse lado, pode parecer um negócio extremamente vantajoso, mas como vimos, também possui desvantagens. Cabe a você analisar qual será o melhor custo-benefício de abrir uma agência híbrida.

E em caso de dúvidas, lembre-se que estou aqui para te ajudar! Não hesite em entrar em contato comigo, ok?

Um abraço!

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