Quando falamos em agências de marketing digital, não podemos apontar um único tipo de modelo de negócio neste segmento, mas dentre os vários tipos existentes, um modelo se destaca: as agências generalistas.

As agências generalistas são aquelas que atendem vários nichos de empresas e, justamente por isso, conseguem captar uma carteira de clientes maior, já que não foca em um segmento específico.

A grande maioria das agências do Brasil atua com esse modelo que, muitas vezes, está atrelado com o pensamento de que é melhor oferecer seus serviços para todo mundo do que focar em um determinado nicho do mercado, que muito provavelmente, irá lhe dar uma clientela bem menor.

Por esse lado, as agências generalistas são o modelo mais promissor em se tratando de retorno financeiro, mas por outro lado corre-se o risco de não performar como deveria. Afinal, vale a pena ter uma agência generalistas. Confira as vantagens e desvantagens!

Vantagens

Entrega uma gama maior de serviços

Quando você atende clientes de diversos nichos do mercado, é provável que cada um precise de um pacote de serviços específicos, afinal segmentos diferentes demandam serviços diferentes.

Com isso, fica muito mais fácil de sua agência conseguir vender todos os serviços que oferece. É sua chance de mostrar que você é realmente bom em tudo o que está vendendo!

Tem maior volume de clientes para oferecer seus serviços

Pense bem: quando você possui uma agência generalista, você pode atender 100% do mercado e não apenas 5%, por exemplo, como aconteceria se sua agência focasse em um segmento específico. E aí, em qual dos modelos você tem mais chances de conseguir um volume maior de clientes?

A lógica é simples. Nas agências generalistas, além de você conseguir vender todos os seus serviços, a garantia de que você terá um maior volume de clientes é um fato, praticamente, consolidado.

Fecha contratos de valores maiores

Clientes de diversos segmentos contratando diversos tipos de serviço. O resultado dessa junção é a possibilidade de fechar contratos de valores maiores, atendendo empresas grandes de segmentos que se destacam no mercado.

Desvantagens

Estrutura inchada

Se você possui uma gama maior de clientes e serviços, consequentemente, irá precisar de uma equipe maior para conseguir atender toda a demanda da agência.

Essa estrutura inchada que agências generalistas possuem pode não ser uma vantagem, pois além de gastar mais com recursos humanos, é provável que sua equipe não esteja completamente interligada e trabalhando por um objetivo em comum.

Pouca efetividade nas entregas

Um dos principais problemas das agências generalistas e que pode colocar tudo a perder é a pouca efetividade na entrega de resultados, afinal trabalhar com clientes de nichos completamente diferentes e conseguir entregar resultado para todos pode ser um verdadeiro desafio.

E por mais que sua agência consiga captar um número maior de clientes, se eles não se sentirem satisfeitos e não puderem enxergar resultados concretos, muito provavelmente você irá perdê-los em breve.

Muitos processos para controlar

Pensando pelo lado da lucratividade, atender vários clientes pode ser vantajoso. Mas quando você tem muitos processos para controlar, isso pode acabar comprometendo o desempenho de sua agência.

Se não houver uma forte organização, corre-se o risco de ocorrer atrasos nas entregas do serviço e acabar não performando como se deve.

Agências generalistas podem ser vantajosas se você conseguir cumprir com tudo o que foi prometido, entregar soluções plurais para seus clientes e pensar além do óbvio. Mas essas missões podem ser difíceis de serem alcançadas e aí você pode acabar entregando um trabalho que não corresponde às expectativas do cliente.

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