Conheça as vantagens de gravar vídeos dentro do carro

Um dos maiores desafios que eu enfrentei quando comecei a gravar vídeos para o meu canal no YouTube, o MKTFLIX, foi a escolha do local onde os meus vídeos seriam gravados.

Essa escolha é importante pois a qualidade de som e imagem reflete muito no tempo de permanência da audiência em seu vídeo. Se nós temos uma qualidade boa de conteúdo e não temos a mesma qualidade em imagem e áudio, de nada vai adiantar.

Essa preocupação é legítima e pode definir se seu canal terá sucesso ou não.

Foi pensando justamente nisso que comecei a pesquisar sobre gravar vídeos dentro do carro. Vários youtubers já utilizam desse expediente e levam para o seu público vídeos de extrema qualidade, tanto no vídeo quanto no áudio.

Depois de realizar algumas experiências, gravando vídeos dentro do carro, cheguei a algumas conclusões e quero compartilhar contigo neste artigo. No final deste texto, você pode verificar esse conteúdo – e a maneira como ele foi gravado – dentro do carro.

 

Quais as vantagens de gravar vídeos dentro do carro?

Acústica

Essa é sem dúvida alguma uma das mais importantes vantagens de se gravar vídeos dentro do carro. É impressionante o quanto fica bom o áudio do seu vídeo.

Em meus testes fiz com duas opções de captação de áudio. Uma foi com microfone de lapela e o outro foi sem o microfone, e sinceramente a diferença não vale o investimento em um microfone.

O áudio interno do carro propicia uma excelente captação do microfone da sua câmera ou celular. Nos meus testes, fiz a gravação apenas com celular e mesmo assim saiu tudo perfeito e limpo.

Caso você queira aprender a isolar o som externo, encontrei esse link que poderá lhe ajudar a isolar acusticamente seu carro.

Mobilidade

Se o cenário do seu estúdio fixo é sempre igual, gravando vídeos dentro do carro o cenário externo nunca será o mesmo. Não importa onde você esteja, você para o carro e grava o vídeo.

Você pode estacionar o carro na garagem do seu trabalho, em uma praça pública ou na frente da casa da namorada. Não importa, o que vale mesmo é ter uma ideia em mente, uma câmera ou celular a mão e REC!!! 😉

Luz do dia

Além de uma boa acústica, outro fator importante para um vídeo de excelente qualidade é a iluminação. A lente de sua câmera (seja ela de celular ou não) precisa de boa iluminação para que desempenhe melhor e grave com o máximo da qualidade.

As lentes são como nossos olhos, nós enxergamos melhor quando temos melhor iluminação. Bingo, idem as lentes de câmeras ou celulares.

A principal dica é, escolha dias claros (com bom sol), mas não grave com o sol de frente, isso pode estourar a sua iluminação e o que era pra ficar lindo, ficará um caos total.

Procure lugares tranquilos

Bem, já sabemos que o interior de um carro tem boa acústica, porém, mesmo que isso ocorra ele não impede que algum som ou ruído externo entre.

Por isso é importante ter em mente que lugares públicos como praças, proximidades a estradas ou rodovias, escolas ou regiões de muito movimento de pessoas poderão sim atrapalhar a sua gravação.

Escolha bem o local da gravação, para que o mínimo de ruído externo possa atrapalhar e dificultar o entendimento de quem estiver assistindo seu vídeo.

Grave parado e crie conexão

Por fim, uma importante dica para reforçar a importância de NÃO GRAVAR VÍDEOS COM O CARRO EM MOVIMENTO.

Sei que é tentador dirigir de casa para o trabalho e já aproveitar e gravar um vídeo, mas vamos lá, vamos deixar de lado o ÓBVIO, que é 1) PERIGOSO 2) PROIBIDO e pensar nas estratégias do vídeo:

Quando gravamos um vídeo olhando para a câmera, estamos de certa forma criando uma conexão com a nossa audiência, e quando você está dirigindo, seus olhos DEVEM ESTAR FOCADOS NA ESTRADA. Sendo assim, como fazer para manter essa conexão?

Impossível!

Então, não coloque sua vida em risco por conta de 5, 10min de gravação de um vídeo em um lugar parado. Seu sucesso no YouTube não vale essa perigosa atitude.

Caso queira ver como ficou a minha gravação dentro do carro, dê um play abaixo:

No Comment

Comments are closed.