A busca contínua pelo aumento da produtividade é uma das principais metas e desafios em organizações de diversos portes e segmentos. A explicação é simples: quanto mais produtiva a empresa for, mais lucrativa ela será, certo? Mas quando falamos de produtividade em agências digitais, o cenário é um pouco diferente do tradicional.

Para a grande maioria das empresas, algumas dicas como manter o sono regulado, melhorar a capacidade de concentração e organizar as demandas por ordem de prioridade podem ser ótimos aliados para que seu negócio se torne mais produtivo. Em agências digitais, isso não chega nem perto de ser suficiente!

Neste artigo, vou compartilhar algumas dicas para aumentar a produtividade de sua agência digital e garantir os resultados que você sempre sonhou. 

Quando me preocupar com a produtividade de minha agência?

O aumento da produtividade deve ser um objetivo constante, afinal você pode crescer sempre mais.

Apesar disso, alguns sinais podem te ajudar a saber qual é o momento em que você deve dar uma atenção especial para os problemas de produtividade.

Quando o líder, ou seja, VOCÊ, está desfocado, não sabe para qual caminho seguir e começa a receber reclamações frequentes de clientes e até mesmo correr o risco de perder contratos, é hora de ligar o alerta e procurar alternativas para se esquivar da improdutividade!

Lembre-se que a produtividade em agências digitais está diretamente ligada a um maior reconhecimento do mercado e aumento da competitividade.

Tudo isso pode fazer com que sua agência seja desejada por uma parcela cada vez maior de possíveis clientes. 

Como melhorar a produtividade em agências digitais

O primeiro passo para melhorar a produtividade em agências digitais é reconhecer que você tem problemas de produtividade.

Achou óbvio?

Pois é, mas muitos donos de agências acham que estão com a bola toda e acabam quebrando a cara lá na frente. Justamente por negligenciar pequenos sinais que seu dia-a-dia apresenta.

A partir do momento em que você assume que precisa ser mais produtivo, fica mais fácil identificar e corrigir os gargalos que impedem sua agência de atingir o máximo de produtividade.

Confira as dicas que preparei para você!

Tenha um escopo de serviços bem definido 

A ausência de um escopo bem definido pode ser a grande origem para os problemas de produtividade em agências digitais.

Você pode até saber exatamente quais são os serviços que oferece, mas se você não tiver tudo muito bem pautado e documentado, o cliente não sabe o que vai receber e a equipe não sabe o que vai executar. 

Além do mais, isso dá margem para que o cliente avance o sinal e possa de alguma maneira pedir coisas que não estão objetivamente claras no escopo.

O ideal é que você faça um estudo de seus serviços e elabore um escopo de entregáveis muito bem definido. Quando tudo está bem alinhado entre os envolvidos no processo – gestor, cliente e colaboradores – fica muito mais fácil entregar exatamente aquele serviço, sem perder tempo com trabalhos desnecessários ou ficar perdido no meio do caminho. 

Faça um briefing bem feito

Você sabe exatamente o que o seu cliente quer? Quais são os objetivos e resultados que ele espera?

Se você não tem essas e outras informações relevantes, o briefing acaba ficando incompleto, resultando em constantes falhas na produção, que por sua vez, irá gerar altos índices de retrabalho.

Quem nunca né? 😉

Por outro lado, um briefing muito bem entendido evita que você tenha futuros problemas de desentendimento com o cliente e garante que todo o trabalho seja direcionado da forma correta.

Não deixe nada passar! Toda informação é valiosa e pode ser muito útil para seu trabalho. 

Mantenha o cliente informado

A ausência de comunicação com seu cliente é um erro grave que coloca em risco a satisfação dele e pode comprometer a relação de vocês.

Quando ele sente que você está distante ou percebe que você não está realizando o que precisa ser feito, é a hora em que ele começa a se decepcionar. Não fique parado esperando esse momento chegar! 

Mantenha seus clientes sempre informados sobre os trabalhos que estão sendo realizados por sua agência. Vale mandar uma mensagem no Whatsapp, marcar um café, enfim, qualquer coisa para mantê-lo próximo e informado.

A gente não peca por abundância de informação, mas sim por escassez e ausência de contato com o cliente. 

Documente tudo

A gente sabe que a correria de uma agência digital faz com que muitos detalhes acabem passando despercebidos ou sendo esquecidos.

Sabe aquele áudio de 10 minutos que seu cliente mandou por Whatsapp pedindo uma alteração e sua equipe perdeu uma tarde toda para refazer? Isso acaba comprometendo sua produtividade. 😱

Por isso eu recomendo que você documente tudo. O cliente precisa ter ideia de tudo o que ele está solicitando. Se você atender a todos os pedidos dele, ele vai achar que pode pedir mais e mais.

Saiba dizer não e deixe o cliente ciente de que o ele está pedindo muitas vezes não faz parte do escopo ou vai ser classificado como um adicional. 

Analise os processos internos

Um dos grandes erros de donos de agências é manter os processos sempre do mesmo jeito, achando que está tudo certo, quando na verdade estão insistindo no mesmo erro.

A falta de inovação e de melhorias contínuas é um erro grave para a produtividade em agências digitais.

Por isso, minha dica final é que você sempre procure analisar e melhorar seus processos. De tempos em tempo, analise seus métodos de trabalho e avalie se realmente estão sendo vantajosos para seu negócio.

Sempre é possível corrigir pequenas falhas e melhorar ainda mais!

Gostou de saber como melhorar a produtividade em agências digitais? Aproveite para ver meu vídeo completo sobre o assunto e não deixe de se inscrever em meu canal para acompanhar mais novidades, dicas e conteúdos exclusivos. Até a próxima!