No universo do marketing digital, ser criativo é quase que uma obrigação. É preciso entregar peças diferenciadas, conteúdos exclusivos e tantos outros trabalhos que exigem a criatividade para que um trabalho único seja feito. Mas por que é tão difícil manter a criatividade em agências digitais?

Nesse artigo quero te dar algumas dicas que irão ajudar os colaboradores de sua agência a manter a criatividade sempre em dia para entregar resultados brilhantes. Continue comigo e confira!

Afinal, o que é criatividade?

Criatividade é um termo muito complexo e pode acabar ganhando várias definições dependendo do contexto. Dentro das agências, podemos conceituar criatividade como a capacidade de linkar ideias.

Ou seja, a capacidade de combinar conceitos, informações e dados e unir tudo isso de forma a gerar soluções de todas as origens. A criatividade em agências digitais possui várias vertentes. Vai desde a criatividade na gestão até a entrega de resultados finais, passando por tantos outros processos envolvidos nas atividades de uma agência.

Por que é difícil manter a criatividade em agências digitais?

Para essa pergunta, tenho certeza que muita gente culparia a falta de tempo como grande responsável pela falta de criatividade em agências digitais. Mas vou te dizer que não é bem assim. O tempo não é inimigo da criatividade, mas sim um elemento da equação.

O problema é quando você tenta acelerar processos que são extremamente humanos. E aqui, vale destacar que a criatividade não tem limite, mas o ser humano tem.

Um dos grandes problemas das agências é manter o formato de trabalho tradicional, em que os funcionários trabalham 8 horas por dia. Isso nem sempre irá te dar os melhores resultados, pelo contrário, pode acabar prejudicando o processo criativo de seus colaboradores.

Tem gente que não consegue produzir em determinado horário, por exemplo. Tem gente que acaba se perdendo em meio a tanto trabalho e não consegue manter a criatividade em dia. Tem gente que está chegando ao esgotamento físico e você nem se deu conta disso. E aí, ser criativo nessas condições é praticamente impossível, concorda?

Outro ponto são as interrupções durante o expediente. Quantas vezes você e seus colaboradores são interrompidos todos os dias? Esses momentos podem gerar estresse e acabar prejudicando a criatividade.

As agências precisam ser criativas, mas muitas vezes a rotina acelerada dessas empresas vai na contra-mão do processo criativo. Elas não enxergam que o modelo de gestão pode ser o  grande culpado pela falta de criatividade em agências digitais.

Vai chegar um momento em que você não terá mais capacidade de associar ideias, característica fundamental para manter a criatividade em dia. Para se ter uma ideia, 70% dos casos de afastamento são por questões psicológicas, como Síndrome de Burnout, ansiedade, depressão, etc.

Como ser mais criativo?

Mas então, como colocar em prática a criatividade em agências digitais? Vou te dar algumas dicas práticas para te ajudar nessa missão. Dá uma olhada!

Beba cerveja!

Sim, meu amigo. Quem diria que a famosa cervejinha seria uma maneira de estimular a criatividade? Pois bem, a cerveja ajuda a ativar algumas áreas e inibir a parte do seu córtex pré-frontal, te tornando mais suscetível à criatividade.

Claro que você não vai tomar uma dose cavalar, mas uma latinha pode estimular seu processo criativo e te tornar uma pessoa mais produtiva em termos de criatividade.

Estimule pausas

Se você trabalhar 8 horas vai produzir mais do que se trabalhar 6 horas, certo? Nem sempre. O trabalho excessivo acaba gerando desgaste físico e mental, comprometendo a criatividade e a entrega de resultados.

Por isso, é muito recomendado fazer algumas pausas durante o expediente. Ouça músicas, tome um café ou encontre qualquer outra coisas que te faça relaxar e se desligar de seu trabalho por algum tempo. Quando você retornar ao que estava fazendo, vai ter muito mais foco!

Organize seu tempo

A urgência que muitos trabalhos precisam ser entregues é uma grande vilã da criatividade em agências digitais. Quando você não tempo suficiente para executar uma ação, você também não tem tempo pra colocar em prática sua criatividade.

Por mais que demandas urgentes sejam comuns em agências, a dica que eu te dou é: procure organizar seu tempo. Separe as tarefas por ordem de importância e estime o tempo que você irá demorar para realizar cada uma. Dessa forma, você terá mais calma e a criatividade irá fluir muito melhor.

Fique de olho nos sinais que seu corpo dá

Apareceu uma dor de cabeça de repente? Teve uma crise de ansiedade do nada? Esses sinais podem indicar que tem alguma coisa errada com você. Fique atento a esses sinais e comece a se auto analisar melhor. Uma simples dor de cabeça pode indicar algo mais grave.

E quando nosso corpo e nossa mente não estão bem não tem como nos manter criativos, certo? Por isso, é importante reconhecer seus limites e buscar ajuda psicológica quando você notar que seu corpo está dando sinais de exaustão física e mental.

Tenha sistemas de suporte

Quando você sentir que seu processo criativo está travado e que você não está conseguindo ser produtivo no trabalho, o que te ajudaria a reverter esse quadro e te proporcionar mais bem-estar? Amigos? Algum hobbie especial? Viajar? Enfim, cada pessoa tem algo que a motiva mais. E é exatamente isso que você deve buscar.

Seja qual for seu maior estímulo de bem-estar, procure tirar um tempo para você, passe um final de semana com seus amigos, vá comer seu prato favorito em seu restaurante predileto. Por mais que pareçam coisas pequenas, essas atividades vão te ajudar a colocar sua cabeça em ordem e contribuir para que você seja uma pessoa mais criativa.

Manter a criatividade em agências digitais faz parte do processo que irá garantir resultados melhores e proporcionar o crescimento do seu negócio. Afinal, com mais criatividade entrega-se serviços muito melhores  e mais bem executados.

E aí, como anda a criatividade em sua agência?

Bate papo com o mestre Diógenes Nascimento sobre CRIATIVIDADE!

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