Toda empresa é constituída por pessoas que trabalham para entregar produtos ou serviços para outras pessoas. Nesse sentido, uma grande tendência da atualidade em diversos segmentos empresariais é adotar a metodologia people first como forma de entregar uma experiência única e que realmente supre às necessidades de cada cliente mas sem se descuidar das pessoas da sua equipe.

O que é a metodologia people first?

Traduzido para o português, o termo quer dizer “pessoas primeiro”. Trata-se de um conjunto de estratégias que colocam as PESSOAS que fazem parte de um ecossistema de uma empresa como prioridade.

O foco de quem trabalha com esta metodologia é conseguir agradar o cliente e proporcionar-lhe a melhor experiência possível com seus serviços ou produtos.

Todas as ideias, ações e estratégias são direcionadas para corresponder ao que as pessoas desejam, o que envolve muito estudo e planejamento para conseguir entregar uma experiência incrível.

Para uma agência digital, por exemplo, é a oportunidade de encantar seus clientes, aumentar o número de fidelizações e entender as necessidades do mercado.

Além disso, a metodologia people first permite que sua empresa apresente um desempenho acima da média e consiga um melhor fortalecimento da marca.

Até que ponto a metodologia vale a pena?

Se por um lado, a metodologia people first pode trazer benefícios significativos à sua agência, é preciso analisar até que ponto isto está sendo benéfico para todos.

Durante meus 20 anos de experiência, posso te afirmar que um dos grandes problemas da agências de marketing digital é que elas colocam os clientes em primeiro lugar.

Você deve estar me achando um completo maluco em dizer que isso é um problema. Mas posso te garantir que é! Quando colocamos os clientes em primeiro lugar, esse valor pode se sobressair sobre os demais stakeholders que fazem parte da sua comunidade. E é aí que mora o problema.

Quando trabalhamos em um negócio cujo modelo é a prestação de serviço, nós precisamos lembrar que não trabalhamos com máquinas, e sim com seres humano.

A partir do momento em que, para entregar algo satisfatório para o cliente, é necessário que você  prejudique a relação com sua equipe ou parceiros, isso não é saudável.

É por isso que sempre tive em mente essa metodologia, onde mais do que cliente as PESSOAS precisam estar em primeiro lugar, sejam elas clientes ou colaboradores.

Em prestação de serviços não há tacitamente uma hierarquia, precisamos entender que o cliente é sim, muito importante (muito mesmo, sem ele nossa empresa não existe), mas sem alguém para executar aquela demanda, também não existe relação comercial, afinal, sem pessoas, não há entregas.

E se para saciar a expectativa de um a gente massacrar a de outro, isso não gera um círculo da empatia, onde todos os envolvidos estão felizes. Claro que terão momentos que as pessoas terão picos de stress, mas estes são apenas momentos e não mais uma rotina massacrante.

Em toda a minha jornada eu sempre tive claro que “cliente nem sempre tem razão”.

Pra mim, cliente tem razão, quando ele tem razão! Sempre que precisou, eu estive ao lado do meu time para que possíveis frustrações fossem evitadas. O contrário também é verdadeiro, eu também estive ao lado dos meus clientes quando foi necessário.

É preciso que haja um equilíbrio entre ambas as partes. Se a metodologia people first está realmente sendo satisfatório tanto para os clientes quanto para seu time, você merece os parabéns. Mas quando essa relação deixa de ser saudável, é preciso reavaliar os critérios.

Afinal, com um time desmotivado, desgastado e estressado, os resultados poderão despencar e logo os clientes irão sentir a piora da qualidade na entrega do serviço. Nesses casos, equalizar forças é a chave para o sucesso!

E aí, você sabe como anda a relação com seu time? Quer uma ajudinha para otimizar os processos com seus colaboradores? No meu Treinamento Agência500K, ofereço um módulo dedicado exclusivamente à gestão de pessoas, onde você irá aprender a montar um time campeão, estruturar sua equipe comercial e muito mais!