Mas afinal de contas, o que é automação de marketing e como a gente pode utilizar ela para manter nossos clientes aquecidos?

Vou te contar tudo, fica aqui comigo.
Não importa em qual estágio você se encontre. Não importa o seu momento, seja iniciando um novo negócio, pensando em ampliar ou até mesmo você seja um poderoso empresário do seu segmento.

Os dois grandes desafios que você enfrenta, todo dia são: Ter atenção em suas atividades e a produtividade.

Se somos uma grande ou pequena empresa a nossa produtividade precisa estar sempre no giro máximo e quanto mais produtivo somos, mais riscos corremos de que nossa atenção seja dividida (e até mesmo, reduzida).

E é justamente quando nosso estado de atenção é reduzido que muitas falhas acontecem, aqueles errinhos bobos que cometemos e que ficamos nos culpando durante muito tempo.

Como dizia o topo poderoso Steve Jobs: “Concentre-se naquilo que você é bom e delegue todo o resto.”

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Você deve estar se perguntando, mas esse texto não é sobre o que é Automação de Marketing? Por que estamos falando de produtividade? Calma, amigo leitor, já vou explicar melhor…

Bem, voltando a produtividade, quero complementar dizendo que a Automação de Marketing veio justamente para ajudar pequenas, médias e grandes empresas a realizar ações corriqueiras em poderosas ações estratégicas de marketing digital.

Mas afinal…

O que é Automação de Marketing?

Automação de Marketing, nada mais é do que uma estratégia utilizada no mundo digital para potencializar as ações de marketing e vendas sem ter que necessariamente aumentar o número de pessoas contratadas para a sua empresa.

Explico:

O conceito principal da automação é realizar ações corriqueiras (e que em determinados momentos da sua estratégia ela além de corriqueira, braçal, constante, ela poderá ser volumosa), ou seja, para realizar determinadas ações como: responder um e-mail ao seu cliente, você teria muito trabalho em enviar a resposta um a um.

Com a automação a ferramenta mesmo é capaz de gerar esse e-mail de forma automática e totalmente personalizada.

Deixa eu te dar um exemplo, na prática:

Vamos supor que você tenha planejado em sua estratégia distribuir nas suas redes sociais um material rico, pode ser um e-book mesmo. Essa estratégia é muito utilizada para que a gente possa capturar alguma informação (nome, e-mail, whatsapp) do nosso futuro cliente.

E para que esse futuro cliente possa fazer o download desse e-book, ele vai ter que preencher estas informações… E aí sim, receber o e-book.

Agora já pensou no seguinte, se você não tiver automação, você ter que enviar esse e-book manualmente, um a um…

Mas vamos pensar mais longe ainda… Imagina o melhor cenário. Imagina que você receba o pedido de envio para 300 e-books. Já pensou enviar um a um?

Socorro né?

É pensando justamente em AUTOMATIZAR esse processo que a Automação de Marketing existe.

Assim que a ferramenta recebe os dados do visitante, ela mesmo faz o disparo para ele de um e-mail com o link para que o e-book seja baixado. E o melhor, esse envio é feito de maneira tão pessoal que quem recebe, acha mesmo que foi você que respondeu pessoalmente aquela mensagem.

O QUE MAIS FAZ A AUTOMAÇÃO DE MARKETING?

Além do disparo automático dos e-mails um sistema de automação de marketing faz também:

— Saiba tudo o que seu cliente faz no seu site

Quando um visitante preenche um formulário e envia um contato, a ferramenta de automação larga um “robozinho” (conhecido como Cookie) no computador dela, e com isso, esse robozinho fica “espionando” todas as páginas que ela visita dentro do seu site.

Assim, dessa maneira, conseguimos registrar todos os passos dados por ela. Mas e o que fazer com essa informação? Simplesmente enviar uma  mensagem para aquelas pessoas que acessarem determinada página. Incrível não?

— Pontuação por relacionamento

O comportamento do visitante em seu site (seja apenas navegando ou preenchendo formulários) pode nos ajudar a criar um entendimento maior sobre o seu perfil, mas mais do que isso é o entendimento de que ele está pronto para comprar.

Com a função de Lead Scoring, nós podemos pontuar nossos leads e entregar esse contato para o time comercial quando ele estiver mais aquecido e pronto para comprar.

— Facilidade de utilização

Gerir uma ferramenta de Automação de Marketing é muito fácil. Com elas, criar um e-mail marketing ou uma Landing Page é tão fácil quanto tirar doce de criança.

Claro que algum conhecimento em tecnologia pode ser importante, mas a priori, esse não é um requisito fundamental.

— E-mail Marketing

Essa é uma funcionalidade clássica, mas com as ferramentas de automação podemos realizar envios de e-mail para os nossos clientes e com a incrível vantagem de medir e acompanhar os resultados.

Quem abriu seu email?

Quem clicou?

Isso tudo é possível com esta ferramenta.

— Sequência de e-mails

Uma sequência de e-mail, diferente de um e-mail marketing, é uma estratégia utilizada para engajar e manter nosso lead conectado e aquecido. Quanto mais quente ele estiver, maiores são nossas chances de ter uma nova oportunidade de venda.

Depois que os e-mails são produzidos, basta programar para que sejam enviados para o lead de X em X dias, assim mantemos a conversa sempre em dia.

— Envio de SMS

Essa super novidade você encontra no Bulldesk. O Bulldesk é uma ferramenta de automação de marketing que tem todas estas funcionalidades que te citei acima e além delas ainda faz envio de SMS.

Sim, isso é bárbaro, não é mesmo?
Você pode dizer: “Ahhh, mas SMS nem se usa mais!”
Neste ponto, preciso discordar de você, não existe comunicação mais eficiente que o SMS, e esse alerta, diferente de outros tantos que recebemos no celular, nos chama a atenção, afinal, é algo como praticamente uma novidade.

Conheça o Bulldesk, é a minha ferramenta de automação de marketing e pode te ajudar a ter excelentes resultados. Os valores iniciam em R$89

Bulldesk Automação de Marketing Digital

Conheça o Bulldesk e surpreenda-se!

Com estas dicas, eu tenho absoluta certeza que seu negócio ganhará status de grande empresa e se portará na frente dos seus clientes de maneira ainda mais profissional.

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Um grande abraço, sucesso e até a próxima!