É impressionante, a cada dia que passa somos impactados com várias, muitas novidades quando se trata de marketing digital. Essa evolução constante nos obriga a estar atualizado e isso, dependendo do seu negócio pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso.
A democratização da informação na internet possibilita a pessoas normais, com nenhum ou pouco conhecimento, a tornarem-se mestres em determinados assuntos, mesmo sem ter tido nenhuma experiência, nenhuma prática.
Já presenciamos muitas mudanças no jeito como nos comunicamos e como divulgamos nossos produtos ou serviços, algumas das principais e mais recentes foram:
SEO: São técnicas realizadas no código do site visando torná-lo mais amigável para os buscadores. Além destas ações técnicas, há ainda o trabalho realizado na escolha das palavras chave de um conteúdo para que tenha um melhor desempenho orgânico nos resultados.
SOCIAL MARKETING: Esse marketing é pautado essencialmente no relacionamento e utiliza como plataforma as redes sociais.
MARKETING DE CONTEÚDO: Um dos queridinhos do Google o Marketing de Conteúdo é um poderoso aliado das empresas para impactar realmente a vida das pessoas, afinal quando estamos buscando algo em um buscador, buscamos essencialmente um conteúdo.
VÍDEOS: O marketing de vídeos é sem dúvida uma revolução no marketing digital, sendo o Youtube o segundo maior buscador do mundo.
Todos os modelos acima, obviamente ainda não morreram, estão a pleno vapor e até mesmo fazem parte de qualquer excelente projeto de marketing digital que se preze, mas, ainda assim, fazem parte de ações isoladas e que de alguma maneira podem dar resultados, mas nada comparado ao todo poderoso:
INBOUND MARKETING
Mas afinal, o que é esse tal Inbound Marketing? Minha definição é simples (e uma das mais difundidas):
Inbound Marketing é um conjunto de ações estratégicas que tem como principal objetivo a construção do desejo de compra na cabeça do cliente.
É o marketing menos intrusivo e o que mais tem condições de atração de clientes.
Por isso que o chamo de: O Marketing da Atração.
Com as técnicas de Inbound podemos conquistar a atenção do público ao invés de ser intrusivo, como os velhos formatos insistem em realizar. E quando falo de velhos formatos refiro-me das vendas em que os produtos eram empurrados para os clientes e o quanto esse processo de compra podia gerar frustrações (conhecido também como Outbound Marketing).
É como falei no início deste texto, hoje em dia qualquer pessoa pode tornar-se um especialista em algo. Hoje em dia, empurrar algum produto para um cliente informado passou a ser um desafio quase intransponível, e que torna a vida de qualquer ciclo de vendas um verdadeiro caos.
Vejamos um exemplo: sabe aquelas ligações de empresas de cartão de crédito oferecendo insistentemente para que você adquira um? Pois é, imagine um marketing que essa abordagem é amigável e te envolve de uma maneira que quando você se dá conta, está ligando para a central e pedindo o seu cartão.
Bingo! Isso é o poder do Inbound Marketing, o marketing da atração.
Ele baseia-se em 3 princípios:
-
- Lugar (meio)
-
- Tempo
- Conteúdo
Já imaginou entregar pro seu futuro cliente um conteúdo certo, no tempo certo e no lugar certo? É muito diferente do já clássico (e odiado) spam, que as pessoas não pedem para serem impactados com aquelas mensagens de empresas que muitas vezes ele nem sabe qual é.
O Inbound Marketing veio pra ficar, afinal, as pessoas preferem ser tratadas de maneira única e personalizada do que um gado no meio de um rebanho. Aproveite todo esse novo conhecimento recebido defina se colocará a mão na massa ou se irá contar com uma ajuda profissional e irá potencializar os seus resultados.
Se sua escolha for a segunda opção, você pode contar comigo!