rodrigo-maciel-consultor-marketing-digital-outbound-x-inbound-marketing

É impressionante, a cada dia que passa somos impactados com várias, muitas novidades quando se trata de marketing digital. Essa evolução constante nos obriga a estar atualizado e isso, dependendo do seu negócio pode ser a diferença entre o sucesso ou o fracasso.

A democratização da informação na internet possibilita a pessoas normais, com nenhum ou pouco conhecimento, a tornarem-se mestres em determinados assuntos, mesmo sem ter tido nenhuma experiência, nenhuma prática.

Já presenciamos muitas mudanças no jeito como nos comunicamos e como divulgamos nossos produtos ou serviços, algumas das principais e mais recentes foram:

SEO: São técnicas realizadas no código do site visando torná-lo mais amigável para os buscadores. Além destas ações técnicas, há ainda o trabalho realizado na escolha das palavras chave de um conteúdo para que tenha um melhor desempenho orgânico nos resultados.

SOCIAL MARKETING: Esse marketing é pautado essencialmente no relacionamento e utiliza como plataforma as redes sociais.

MARKETING DE CONTEÚDO: Um dos queridinhos do Google o Marketing de Conteúdo é um poderoso aliado das empresas para impactar realmente a vida das pessoas, afinal quando estamos buscando algo em um buscador, buscamos essencialmente um conteúdo.

VÍDEOS: O marketing de vídeos é sem dúvida uma revolução no marketing digital, sendo o Youtube o segundo maior buscador do mundo.

Todos os modelos acima, obviamente ainda não morreram, estão a pleno vapor e até mesmo fazem parte de qualquer excelente projeto de marketing digital que se preze, mas, ainda assim, fazem parte de ações isoladas e que de alguma maneira podem dar resultados, mas nada comparado ao todo poderoso:

INBOUND MARKETING

venda-mais-Inbound-Marketing

Mas afinal, o que é esse tal Inbound Marketing? Minha definição é simples (e uma das mais difundidas):

Inbound Marketing é um conjunto de ações estratégicas que tem como principal objetivo a construção do desejo de compra na cabeça do cliente.

É o marketing menos intrusivo e o que mais tem condições de atração de clientes.

Por isso que o chamo de: O Marketing da Atração.

Com as técnicas de Inbound podemos conquistar a atenção do público ao invés de ser intrusivo, como os velhos formatos insistem em realizar. E quando falo de velhos formatos refiro-me das vendas em que os produtos eram empurrados para os clientes e o quanto esse processo de compra podia gerar frustrações (conhecido também como Outbound Marketing).

É como falei no início deste texto, hoje em dia qualquer pessoa pode tornar-se um especialista em algo. Hoje em dia, empurrar algum produto para um cliente informado passou a ser um desafio quase intransponível, e que torna a vida de qualquer ciclo de vendas um verdadeiro caos.

Vejamos um exemplo: sabe aquelas ligações de empresas de cartão de crédito oferecendo insistentemente para que você adquira um? Pois é, imagine um marketing que essa abordagem é amigável e te envolve de uma maneira que quando você se dá conta, está ligando para a central e pedindo o seu cartão.

Bingo! Isso é o poder do Inbound Marketing, o marketing da atração.

Ele baseia-se em 3 princípios:

    1. Lugar (meio)
    1. Tempo
  1. Conteúdo

inbound-conteudo-local-tempo-rodrigo-maciel-consultor-marketing-digital

Já imaginou entregar pro seu futuro cliente um conteúdo certo, no tempo certo e no lugar certo? É muito diferente do já clássico (e odiado) spam, que as pessoas não pedem para serem impactados com aquelas mensagens de empresas que muitas vezes ele nem sabe qual é.

O Inbound Marketing veio pra ficar, afinal, as pessoas preferem ser tratadas de maneira única e personalizada do que um gado no meio de um rebanho. Aproveite todo esse novo conhecimento recebido defina se colocará a mão na massa ou se irá contar com uma ajuda profissional e irá potencializar os seus resultados.

Se sua escolha for a segunda opção, você pode contar comigo!

Imagens