O QUE É STORYTELLING?

Contar histórias, é isso mesmo, Storytelling nada mais é do que contar boas histórias. Mas por que contar históricas é importante no marketing digital? Vamos entender!

Não quer ler? Você pode ouvir este artigo! 😉

CONCEITUALMENTE

Para entender o conceito de Storytelling precisamos acima de tudo compreender o poder do marketing de conteúdo, essa metodologia é capaz de aproximar as pessoas e torná-las verdadeiros advogados da sua marca.

Histórias bem contadas são capazes de encantar, engajar e converter. As pessoas gostam de ouvir boas histórias, isso nos conecta e aproxima, tornando assim, nossa mensagem mais facilmente compreendida.

Quando contamos uma boa história, levamos até nossos visitantes conceitos sobre quem nós fomos e como nos tornamos em algo real hoje, mas acima de tudo, apresentamos para todos estes leitores uma visão de futuro. Quem queremos ser? Quais os resultados que pretendemos dar? Quais as nossas conquistas? Que métricas vou trabalhar para compreender este resultado?

Com base nestas perguntas, podemos entregar um conteúdo (ou, história) rica em detalhes que pode se conectar com o nosso público e converter ainda mais.

batman-storytelling-rodrigo-macielVamos entender melhor o conceito de Storytelling, vou lhe contar uma história. Você certamente já ouvir falar do Batman, certo? Sim, é um dos grandes heróis dos quadrinhos e filmes (e meu preferido também), mas o que o Batman tem a ver com o nosso conteúdo? Vou contar a história dele:

A identidade secreta do Batman é Bruce Wayne, ele mora em Gothan City e ele é um playboy podre de rico. Porém, quando ainda era pequeno Bruce presenciou a morte dos seus pais por um assaltante e jurou vingança. Durante anos com seu fiel companheiro Alfred (mordomo da família) treinou diariamente tanto fisicamente quanto intelectualmente e criou uma persona – um herói – para sair as ruas e defender os fracos de bandidos.

Agora imagine se não conhecêssemos a verdadeira história do Batman, nós dois, eu e você, certamente pensaríamos que ele seria mais um maluco que não tirou a fantasia do carnaval usando uma capa e uma máscara de morcego.

Mas não, com uma história, tudo faz sentido, o contexto é explicado e através desta história conseguimos nos conectar ao personagem, dando a ele um sentido e objetivo. Essa história foi coerente e por ela, os seus fãs, se encantaram.

Assim precisa ser com a sua marca, ela precisa contar uma história, ela precisa contextualizar um evento e se aproximar ainda mais do seu público alvo.

Características de uma boa história:

  • Um único tema, claramente definido
  • Um enredo bem desenvolvido
  • Design: Imagens vívidas, Títulos chamativos, cores agradáveis.
  • Caracterização
  • Apelo dramático
  • Adequação aos ouvintes

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TECNICAMENTE

Falando mais tecnicamente, contar uma história é um pouco mais desafiadora. Por isso, para facilitar sua jornada, separei algumas informações que farão com que seu caminho seja menos árduo e repleto de conquistas.

No Blog, Viver de Blog, o Henrique Carvalho criou um infográfico rico explicando os 6 tipos de formatos de Storytelling, no qual vou compartilhar aqui contigo.

JORNADA DO HERÓI
Após um chamado para um desafio ou aventura, o herói reluta, tem medo, assume suas fraquezas até que encontra um mentor, enfrenta vários obstáculos, supera os desafios e após vencer segue a vida normalmente.

Por que isso conecta? As pessoas adoram histórias de superação.

INIMIGO PÚBLICO COMUM
Aqui há claramente uma segregação entre nós e eles. Se você não é a favor de nós então você é um deles. Segredos nunca revelados e grupos apenas para os nossos amigos.

Por que isso conecta? As pessoas gostam de se sentir parte de algo, gosta de pertencer a um time.

A JORNADA DO IDIOTA
Nesta jornada nem tudo são flores, o começo é sempre complicado com mais erros do que acertos. Incentive os demais a começar, o importante é ser autêntico e não ter vergonha.

Por que isso conecta? A maioria das pessoas começam assim, pouca preparação e muitos erros. E novamente, conectar-se com os iguais é importante.

HERÓI POR ACIDENTE
Em um determinado momento você descobriu que tinha um problema e acaba resolvendo de forma magistral, a informação se espalha para os amigos que também pedem a sua ajuda e mesmo você sendo uma pessoa comum é capaz de resolver problemas.

Por que isso conecta? Resolver dores com uma história pessoal aproxima as pessoas. Você ajuda com mais propriedade de causa.

NÓS SOMOS PARECIDOS
Por nós sermos parecidos temos os mesmos sonhos e medos, mas você sabe como resolver, você pode ajudar aquela persona a superar e seguir adiante e por isso decidiu compartilhar os resultados.

Por que isso conecta? Os semelhantes se atraem e experiências ajudam a minimizar o medo.

DO FRACASSO A FAMA
Após inúmeras tentativas de sucesso e tendo em todas fracassado, você em algum momento atingiu seus objetivos e por eles ficou famoso. Aquela descoberta mudou sua vida.

Por que isso conecta? Histórias de superação e vitória também aproximam as pessoas, elas gostam de ter espelhos e inspirações.

FERRAMENTAS

Contar uma boa história também é importante com elementos visuais e não apenas escritos. Por isso, para tornar a experiência do visitante ainda mais rica, usar elementos gráficos e de som farão certamente uma maior conexão do seu conteúdo com o seu público.

Dicas para tornar sua história ainda mais rica.

E agora, 3 sites que facilitarão a sua vida na hora de criar histórias encantadoras!

→ Scribble – http://app.scribblepress.com/

→ Comic Creator (crie histórias em quadrinhos) http://chogger.com/

→ ZooBurst (sabe aqueles livros que quando vc abre a página e ele aumenta os elementos? Pois é) http://www.zooburst.com/