Graças à conectividade, ficou muito mais fácil para as empresas venderem e resolverem suas pendências com seus clientes e fornecedores. E o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular da atualidade agora tem uma modalidade voltada para as empresas.

O WhatsApp agora tem uma aplicação criada especialmente para as empresas, o WhatsApp Business, que é um aplicativo gratuito disponível para smartphones com o sistema Android.

Com ele, a interatividade entre empresas e clientes fica sendo algo mais facilitado, com a adição de ferramentas que visam melhorar a comunicação entre estas duas partes. A chegada do WhatsApp Business ao Brasil foi no início de 2018. É permitido através do app a automatização, classificação, permitindo uma melhor resposta nas mensagens apresentadas.

Mas não se preocupe, falarei mais sobre as funcionalidades logo abaixo neste texto.

Como é o WhatsApp Business

A nova versão é dedicada para otimizar a comunicação entre micro e pequenas empresas com os seus clientes. O objetivo do Whatsapp Business é fazer com que este relacionamento seja mais facilitado entre cada público.

Outra vantagem é que o aplicativo torna este relacionamento mais seguro, isso porque há a garantia de que a interação está sendo feita com um perfil profissional.

Outra boa vantagem é que as pessoas que estão inseridas no programa de Microempreendedor Individual poderão ter seus perfis para o Whatsapp Business. Este serviço também tem a vantagem de fazer um melhor acompanhamento de estatísticas, quanto às mensagens lidas pelos consumidores.

Isso pode determinar quais são as estratégias que as empresas poderão adotar. Neste momento, o Whatsapp Business é gratuito, embora existe a possibilidade de que o aplicativo tenha cobranças adicionais futuramente.

Dicas para utilizar o WhatsApp Business

O Whats Business é muito semelhante ao Whats que todos nós já conhecemos, porém, por conta de ter um foco mais corporativo ele disponibilizou nesta sua primeira versão algumas novidades bem interessantes que, se bem utilizadas, podem lhe ajudar a otimizar os atendimentos pela ferramenta.

As novidades são muitas e vou listar para você agora.

Perfil Corporativo

Agora no Whats Business você pode cadastrar suas informarções cadastrais da sua empresa como localização, telefones, site e muito mais. Estas informações ficarão a disposição do cliente bastando acessar o perfil de cada contato.

 

 

 

 

 

Horários de atendimento

Outra opção que você tem disponível no perfil é a de introduzir o seu horário de atendimento. Exatamente, você poderá informar quais os horários que o seu Whats de negócios estará apto a dar atendimento.

Afinal, sabemos o quanto alguns clientes podem confundir esse tipo de atendimento e com isso gerar frustração, achando que aquela conta de Whats deve ficar disponível a qualquer momento.

Uma grande vantagem dessa configuração de horário é que ela conecta-se com a nossa próxima dica. Olha só…

 

 

Respostas Automáticas

Uma grande novidade é sem dúvida alguma a possibilidade de deixar pré-configurada as respostas automáticas, que no WhatsApp Business são duas: A mensagem de boas vindas e a mensagem de ausente.

Mensagem de boas vindas: Essa é boa (mas nem tanto… Já vou explicar). Na mensagem de boas vindas o Whats envia uma primeira mensagem para os novos usuários, sempre que um usuário que nunca mandou mensagem para você entrar em contato ele receberá essa mensagem.

Agora, qual o ponto ruim dessa mensagem? É que se esse contato não falar com vc em 14 dias, ele receberá novamente essa mensagem de boas vindas! Daí já acho chato.

Mas claro, vai de cada estratégia. 

Já a mensagem de ausente, essa sim é muito bacana e não tem nenhum senão. Lembra que falei que a configuração do seu horário de atendimento ia casar com essa dica, pois é… A mensagem de ausente vai respeitar e vai ser enviada para o usuário sempre após o seu horário final do expediente.

Sendo assim, se você colocou que vai encerrar as atividade as 19:30h e algum cliente lhe enviar mensagem às 20h, ele irá receber uma mensagem de ausente automática do Whats.

 

 

 

Respostas rápidas

Pensa em uma ferramenta muuuito útil. Pois é, as respostas automáticas ajudam a que seu atendimento seja mais ágil, sem ter que responder toda vez as mesmas questões.

Ele vai te ajudar a deixar as respostas pré configuradas e com isso agilizar o atendimento ao clique, que em geral, podem ter sempre as mesmas dúvidas.

Assim, na hora que for responder ao cliente bastará utilizar o seguinte código /palavra e o WhatsApp irá inserir toda a resposta automaticamente.

 

 

 

Estatísticas

Elas são bem simplizinhas, mas ok, elas ajudam vai…

As estatísticas do Whats vão indicar a quantidade de mensagens enviadas, entregues e as lidas. É bom para indicar o quanto as suas mensagens estão sendo recebidas pela sua audiência.

 

 

 

 

Etiquetas

Essa outra novidade é realmente bacana. Com as etiquetas você pode classificar seus contatos com cores e dessa forma busca-los de forma muito mais rápida.

Por exemplo, você pode criar etiquetas e marcar clientes que estão no momento de dúvida e ainda não decidiram comprar, você pode marcar os clientes que já compraram e são apenas de suporte e muito mais.

 

 

 

E para pessoas físicas, como funcionará o WhatsApp Business?

Uma pessoa física não tem a necessidade de baixar este novo aplicativo. O Whatsapp comum, aquele em que usamos para conversas pessoais, é suficiente para que seja possível se comunicar com os perfis das empresas.

Agora quem tem um negócio terá sim de baixar o app. Para que o empreendimento entre em contato com o cliente, é preciso que esta pessoa dê o seu número de celular, ou então que esta já tenha entrado em contato com a empresa através do aplicativo de mensagens.

Requisitos de instalação do programa

Se você é empresário e está interessado em instalar o Whatsapp Business, é fundamental que a organização seja uma empresa reconhecida como de pequeno ou médio porte ou profissional liberal, autônomo ou freelancer.

Também é preciso que exista um número de celular que não seja ligado a nenhuma outra conta do Whatsapp, mesmo se esta for da versão comum (A T E N Ç Ã O : se for, o WhatsApp fará a migração da sua conta e a conta pessoal deixará de existir).

Vale lembrar que esta modalidade do aplicativo é disponível no momento apenas para o sistema Android. No momento ainda não há uma versão para o sistema iOS, voltado aos iPhones.

Outra grande vantagem é que o Whatsapp Business também pode funcionar em computadores convencionais, em funcionamento semelhante ao do Whatsapp Web. Com isso, as mensagens exibidas no aplicativo serão as mesmas visíveis na tela do PC.

O uso do WhatsApp Business é muito importante pela sua empresa

Graças a este aplicativo, seu negócio terá muito mais chances de facilitar a sua comunicação. As relações entre sua empresa com clientes, fornecedores e outros fornecedores vão se tornar muito mais simples e eficazes.

Com uma rede mais integrada, sua empresa vai se tornar mais conceituada. O WhatsApp Business permite uma facilidade na hora de aproximar a relação entre organizações e clientes. Não perca tempo e faça parte desta rede.

No Comment

Comments are closed.