Quando você abre uma empresa de marketing é preciso pensar em como irá realizar a venda de projetos pontuais em sua agência digital, afinal esse é o modelo de venda que mais irá lhe trazer retorno financeiro. E é isso que você quer, certo?

Claro que não podemos ficar presos a um modelo quadrado de vendas. Em uma agência digital é preciso contar com alguns formatos de fechamento de negócio para atrair o maior número de clientes possível.

O Fee mensal e o Success Fee, por exemplo, são modelos muito comuns de fechamento de negócio quando falamos de marketing digital. Mas neste artigo, quero falar sobre a venda de projetos pontuais em agências digitais e quais os principais cuidados que você precisa ter ao adotar esse modelo de venda.

O que é uma venda pontual?

A venda pontual é aquela em que o cliente fecha um contrato para obter um serviço que seja realizado em um determinado período. Estamos falando de desenvolvimento de sites, sistemas e aplicativos, por exemplo, em que é possível estabelecer um prazo para a entrega final.

A venda de projetos pontuais em agência digital se difere de outras estratégias de marketing digital, em que os serviços contratados podem demorar para dar os primeiros resultados, como a gestão de redes sociais e ranqueamento de conteúdos no Google.

Esse modelo de vendas é considerado um dos mais vantajosos para agências digitais em termos de lucratividade, já que o cliente paga em menos parcelas, o valor é maior e se a agência for produtiva e enxuta consegue entregar em um tempo muito menor, gerando com isso, mais lucro.

Quais os cuidados da venda de projetos pontuais em agência digital?

Apesar de ser vantajoso, é preciso ficar atento a alguns detalhes e tomar os cuidados necessários na hora de fechar o contrato de uma venda pontual. Confira os principais!

Contrato bem amarrado

Para que não haja brecha para possíveis problemas na hora da entrega do projeto, é preciso que o contrato esteja completamente alinhado com o projeto do cliente, com todos os pontos bem claros e definidos.

Nunca deixe para receber o valor contratado no momento da entrega, pois você pode acabar tendo imprevistos provocados, sobretudo, pelos atrasos dos clientes, problemas na sua equipe ou materiais de terceiros.

Em caso de dúvidas, o mais recomendado é procurar um advogado e elaborar um contrato que atenda suas principais necessidades.

Escopo bem definido

Ter um escopo bem definido também faz parte da venda de projetos pontuais em agência digital, já que você precisa ter total entendimento do que está sendo contratado e do que você vai entregar para que ambas as partes fiquem satisfeitas ao final do projeto.

Nunca feche um contrato sem que haja um escopo bem definido do projeto.

É preciso que tudo esteja detalhado e delimitado, para que o cliente não se aproveite de brechas para conseguir algo a mais. Não tente agradá-lo demais, no final, o prejudicado será você.

Briefing bem realizado

Após o fechamento do contrato, é imprescindível realizar uma reunião de briefing com o cliente.

Procure sempre ouvir o que cliente deseja e quais são suas principais necessidades e objetivos ao estar contratando seus serviços.

Atender as necessidades do cliente é fundamental para o sucesso do projeto, mas é ainda mais fundamental que essas necessidades não sejam maiores do que aquelas que foram definidas no escopo inicial.

Mais uma vez eu reforço: nunca tente vender mais do que você pode entregar somente para agradar o cliente.

Time alinhado

A venda de projetos pontuais em agência digital, geralmente, envolve uma equipe para a realização do serviço contratado.

Portanto, antes de fechar negócio, é preciso que você já tenha o time definido (ou pelo menos estimado) para, posteriormente, enviar o orçamento ao cliente.

Quem você irá contratar? Um profissional alocado? Um freela? Qual a data de início e qual a data que esse profissional consegue entregar o projeto final?

É importante esclarecer essas questões e alinhar o time antes de prometer alguma coisa para o cliente.  

Entregas modulares

Um fator que ajuda a evitar surpresas desagradáveis ao final do projeto é realizar entregas modulares, ou seja, ir entregando aos poucos para alinhar possíveis problemas que não estejam de acordo com as necessidades do cliente.

Se o serviço contratado for a criação de um site, por exemplo, entregue o conteúdo, a montagem, o layout, assim que essas etapas forem concluídas. E lembre-se de pegar as assinaturas assim que as etapas forem finalizadas.

Cuidado com retrabalhos

Por mais que você tente atender as necessidades de seu cliente e seguir tudo o que foi definido para o projeto, é comum que surjam retrabalhos quando o serviço for finalizado.

Para que isso não te gere dor de cabeça, é importante já deixar reservado no contrato uma franquia de horas para realizar os ajustes após a entrega.

Defina o número máximo de horas e deixe isso bem claro para o cliente, para que ele não fique tirando proveito da sua boa vontade.

Formalize um termo de entrega

Assim como é importante coletar assinaturas após a entrega de uma etapa do projeto, é fundamental que o cliente assine um termo de entrega quando todo o projeto estiver finalizado.

Isso irá evitar que o cliente faça cobranças indevidas e fora do que está contratado, além de, claro, evitar muita dor de cabeça no futuro.

A venda de projetos pontuais em agência digital é uma boa forma de fazer caixa, mas se você quiser agradar demais o cliente, no final da história, você será o maior prejudicado.

Tenha em mente que é preciso que tudo esteja muito claro e alinhado para evitar problemas.

Dessa forma, fica muito mais fácil entregar um resultado satisfatório, garantir o sucesso do cliente e o crescimento de sua agência.

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