Porque devo ter alguém especialista cuidando do financeiro? - Rodrigo Maciel

Vivemos num dilema constante quando falamos de finanças. Primeiro, porque é um setor visto como um mal necessário, pois você, dono de Eugência/Agência, ou vai ter que aprender a fazer toda essa parte de controle e análises, ou vai ter que pagar alguém, e convenhamos que para você que está ainda estruturando seu negócio não parece uma boa ideia, certo?

Sempre que algum gestor de agência me diz que está com um problema financeiro, eu fico, digamos, aliviada, pois nesse momento tenho certeza que dificilmente o problema será na área financeira.

Mas como assim, Joana?

As finanças de uma empresa são apenas o reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido, e que, quando aponta dificuldade mostra que algo na agência não está como deveria.

Esse problema pode vir de qualquer setor, mas geralmente está em uma dessas alavancas = Área comercial ou na sua produção.

Temos a certeza de que todos fazem seu melhor sempre para gerir o seu negócio de forma séria e comprometida, mas o que eu vejo, são muitos gestores operacionais, que colocam a mão na massa dia a dia junto com a equipe para as entregas e não consegue pensar em estratégias para sair da rotatória.

Sem novos clientes a agência não sobrevive, pois com um churn rate de 2 anos, inevitavelmente, um dia, o cliente irá te abandonar e você precisa recuperar esse cliente.

No entanto, sem entregas assertivas e em dia os clientes não ficarão com você por mais de 2 anos, e aí temos um grande dilema.

Quando você montou seu negócio, foi porque você tinha familiaridade com administração, ou porque você gostava da essência do negócio?

Se a resposta é a segunda, e em 90% dos casos é, sinceramente, você precisa contratar alguém que tenha experiência com esse setor. Você NÃO PODE gastar sua energia tentando aprender algo novo, que esta totalmente fora daquilo que faz seu coração vibrar.

Você está dando um tiro no pé! Além de tempo produtivo que você teria para focar em estratégias de negócio, buscar novos clientes e soluções para sua empresa crescer, você está tentando aprender a fazer o que alguém já estudou para isso.

O que você, gestor, precisa entender é que sem o controle dos números de sua empresa, você não vai sobreviver. Sem entender os números você também não sobreviverá.

Então querido gestor, a dica que eu te dou é: Foque naquilo que você é bom, e o que você não é, delegue!

Tenha ao seu lado profissionais que acreditem também no seu sonho e assim você terá um time comprometido com o sucesso da sua empresa e que te ajudará a trilhar o caminho desejado e lembre-se, o financeiro não é o seu problema.

AGClube

Conheça o perfil da Joana no AGClube e veja como ela pode ajudar a sua agência a performar melhor nas finanças de sua agência digital.