Qual a diferença entre SEO e SEM e como tirar proveito deles

SEO e SEM são hoje ambos, a principal ferramenta que os motores de busca – mais popularmente conhecidos como buscadores – usam para que o seu produto seja encontrado, em suma, na vitrine virtual, você deve sempre estar bem posicionado, e posição nesse quesito significa encontrabilidade e isso leva-o a muitas coisas como: poder de autoridade, leads, vendas e relacionamento.

E você sabia de uma curiosidade? A chefe do departamento de busca do google é uma linguista, formada em letras e literatura. Mas por quê? Por que, apesar das máquinas, ainda somos humanos e procuramos linguagem e tratamentos humanos e não técnicos, mais adiante no texto, desenvolverei essa ideia.

Irei aqui explicar resumidamente;

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O QUE É SEO e SEM

SEO significa Search Engine Optmization , Na tradução literal, significa Motor de busca otimizado, é aqui que o título e as palavras bem trabalhadas fazem o sucesso quando, organicamente, são achadas em esmagadora maioria na tão disputada primeira página!

SEM significa Search engine Marketing. Na tradução literal, significa Motor de busca do marketing. E pode ser exemplificado como a possibilidade de além do SEO, propagar ou destacar um site nas páginas de resultado de uma busca, e isso chamamos de links patrocinados.

A otimização da palavra-chave é com o perdão do trocadilho, a chave, para você ser encontrado e trabalha-la é o papel fundamental para todo produtor de conteúdo, seja do nicho do marketing digital ou não.

A importância está justamente na procura orgânica de cada um. Com um texto em seu site com uma boa colocação SEO junto ao maior buscador do mundo que é o google, temos uma pesquisa gratuita levando tráfego diretamente ao seu site.

Por exemplo, podemos começar usando bons indexadores no maior buscador como o google, com site como o WordPress e o Medium. Dentro do wordpress há plugins que podem ajudar a elevar as suas chances de busca como o mais conhecido: youstseo.

Mas não para por ai. Esse cuidado com o conteúdo é fundamental para você ser encontrado. Não basta apenas seguir categorias mecânicas para que o buscador eleve-o a primeira página. Você deve adubar um bom jardim, com ideais novas, ou repensadas a partir do seu conteúdo.

O google sempre opta por conteúdos novos e relevantes. Mas não basta ser apenas novo, deve ser mais relevante que novo. Nada adianta um conteúdo inédito, se o antigo é muito melhor, bem redigido, diagramado, indexado e posicionado. O google vai ficar com o último. Voltamos a falar de palavras e humanos, lembra-se do início do texto? Pois então, quanto mais você humanizar o seu conteúdo com a sua imaginação, boa e relevante escrita e ideias brilhantes, mais o google vai rankear o seu conteúdo.

O QUE É MAIS IMPORTANTE, SEO OU SEM?

Não se trata de mais ou menos importante, ambos tem a sua importância dentro de uma estratégia de marketing digital. O que vale reforçar é que um bom conteúdo tem sua chance de propagar orgânicamente e ter seu destaque por um tempo muito maior, já o investimento em Links Patrocinados, por exemplo, manterão seu conteúdo em destaque enquanto houver verba de mídia. Dá pra ficar sem um ou outro? Não, mas temos que saber o conteúdo é pra sempre o investimento pode ser estratégico.

O resumo da ópera é; seja mais humano e entregue o que você espera, quase automaticamente, os próprios humanos como eu e você, o encontrarão. Seja relevante e inovador!

1 – O SEO – O Motor de busca otimizado é aplicar todas as técnicas relacionadas a otimização das palavras-chaves buscando as ferramentas e as palavras certas para que você seja encontrado no palheiro que é a internet.

2 – O SEM – O motor de Marketing é o que determina toda uma encontrabilidade do seu produto na internet. Desde de links pagos, como orgânicos.

3 – A isca da boa comida – Oferecer o melhor sempre! O Marketing de conteúdo, ou, o marketing de atração é em suma o que vai deixar o cliente com ou sem você. Ir até você e ver a sua vitrine, ou sair correndo dela, ou pior, nem encontrá-la.

A pergunta que você deve fazer são as seguintes: Como eu poderia ser encontrado? Como eu gostaria de ser encontrado e como eu sou encontrado? Com essas três perguntas você já possui as respostas para começar a mudar ou continuar.