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Criar um site é um importante passo para dar início à sua estratégia de marketing digital. Mas será que depois que você criou seu site pode deixá-lo do jeito que está para sempre?

A resposta é definitivamente NÃO. Seu site precisa estar em constante atualização, para não atingir o limite o prazo de validade.

Mas qual seria o prazo de validade de um site?

Não existe uma resposta precisa para essa pergunta, mas o ideal é que seu site seja atualizado a cada 3 meses e para não ultrapassar o limite do prazo de validade, o máximo é atualizá-lo a cada 6 meses.

Mas por que preciso estar sempre atualizando meu site, Rodrigo? Simples: você entraria novamente em uma loja em que a vitrine expõe sempre os mesmos produtos?

Se você já sabe que vai encontrar a mesma coisa toda vez que entra naquela loja, por que entraria novamente?

No seu site, a lógica funciona mais ou menos da mesma maneira. Mas muito mais do que apenas ser a vitrine de seu negócio, seu site funciona como uma importante ferramenta para aumentar a visibilidade de sua marca e estreitar o relacionamento com seu público.

Mas afinal, quais fatores podem determinar o prazo de validade de um site? Listei os principais a seguir. Confira!

 

 

Mudança rápida da tecnologia

A tecnologia está em constante evolução e seu site precisa acompanhar essas mudanças.

Hoje, por exemplo, o número de acessos a sites por dispositivos móveis já ultrapassou os 50% e você precisa adaptar seu site a essa nova realidade.

Se seu site não é adaptado para o mobile, então ele JÁ está com o prazo de validade vencido. Uma pessoa que acessa sua página de um dispositivo móvel e se depara com erros de configuração tende a sair do site, porque ele não oferece uma boa experiência ao usuário. E aí, você pode estar deixando de realizar vendas por um fator simples de ser resolvido.

 

Atualização dos navegadores

Este é outro fator que determina o prazo de validade de um site. Os navegadores são atualizados com frequência para oferecer melhorias contínuas e maior segurança aos usuários. E mais uma vez, seu site deve acompanhar essas atualizações.

Uma vez que seu site não acompanha a atualização dos navegadores, ele corre maior risco de ação de cibercriminosos (mais conhecidos também como hackers), principalmente se você possui uma loja virtual.

Por outro lado, a atualização dos navegadores permite mais segurança, velocidade e melhor experiência ao usuário que acessa seu site.

 

Algoritmo do Google

Se você quer ser encontrado no meio digital, não existe maneira mais eficiente do que se mostrar relevante para o Google. Com seu site atualizado constantemente com conteúdos relevantes você ganha pontos com o Google e, aliado às estratégias de SEO, seu site ganha posições nos resultados de busca.

Por outro lado, o prazo de validade de um site é determinado pelo Google como aqueles que não se atualizam, não apenas os que estão sempre com o mesmo conteúdo, mesmo design, mesmos produtos, mas aqueles que não atualizam o seu código fonte.

O código fonte do seu site é o meio pelo qual o Google irá ler o seu site. E para que o Google possa ler da melhor maneira possível, é importante que esse código esteja sempre atualizado.

Então, não adianta você apostar em boas técnicas de SEO ao criar seu site e apenas deixá-lo no ar sempre do mesmo jeito. Outros concorrentes, que estão sempre se atualizando, serão vistos como mais relevantes para o Google e seu site perderá posições nas buscas.

 

Conteúdo desatualizado

Quando o público acessa seu site, eles não querem encontrar as mesmas coisas de quando acessaram o site pela última vez. Claro que tem pessoas que podem acessar seu site quase que diariamente e atualizá-lo todo dia é algo inviável. 

A dica é de esse conteúdo seja atualizado pelo menos uma vez ao mês.

Uma estratégia eficiente de atualização pode ser a criação de um blog corporativo, mudanças no conteúdo da página “Sobre Nós”, inserção de novos produtos, otimização da descrição das páginas, atualização dos CTAs, etc.

Enfim, é importante que você atualize os conteúdos com uma boa periodicidade. Conteúdo atualizado é sinônimo de mais competitividade, maior engajamento com o público e melhor desempenho nos resultados de buscas orgânicas.

Manter seu site atualizado, com certeza, ajuda a atrair mais tráfego para sua página e aumentar sua presença online. Se você achava que bastava criar um site e mantê-lo do mesmo jeito para todo o sempre, espero ter feito você entender sobre a ideia do prazo de validade de um site.

E aí, seu site está com o prazo de validade vencido? Então, mãos à obra e vamos mudar essa realidade. Tenho certeza que com atualizações constantes e eficientes, você verá sua empresa decolar no cenário digital. Boa sorte!

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