SEO ou Links Patrocinados?

Essa é uma dúvida muito comum entre empresários que começam a apostar no marketing digital como estratégia para melhorar as vendas e a lucratividade de seu negócio. A verdade é que tanto o SEO quanto os links patrocinados são importantes para sua empresa e devem atuar em conjunto para atingir os melhores resultados possíveis.

As duas estratégias até funcionam isoladamente, mas já ouviu aquele ditado que diz que “duas cabeças pensam melhor que uma”? Pois então, nesse caso, o SEO e os links patrocinados somam forças para atuar em conjunto.

O primeiro, atuando no reconhecimento, visibilidade de sua empresa e formação de opinião do usuário, e o segundo, como forma de vender online instantaneamente. Vamos entender melhor como eles funcionam?

SEO

SEO é uma estratégia muito utilizada para conquistar um bom ranqueamento de seu negócio nos resultados orgânicos dos buscadores. E isso é fundamental para o sucesso de seu empreendimento, afinal se você não é encontrado, dificilmente irá conseguir realizar uma venda online.

Mas afinal, o que é um resultado orgânico?

Um resultado orgânico nada mais é do que os 10 primeiros resultados após os links patrocinados. Veja no exemplo abaixo:

Note nas duas primeiras setas, que sinalizo ali a imagem que indica que aquele resultado é patrocinado (Anúncio). E abaixo, após os 2 anúncios apresentados (podem aparecer até 4 resultados pagos) o Google lista as top 10 páginas com melhor resultado orgânico para a busca realizada.

Ou seja, no resultado orgânico não há como pagar para que os mesmos apareçam ali. Mas você vai entender melhor, siga a leitura!

 

Dessa forma, investir em SEO é importante para aumentar o tráfego orgânico e a presença de seu site no meio digital. Muito mais do que colocar seu site nas primeiras posições, o SEO ajuda a sua página a ter mais reconhecimento e  visibilidade, aumentando as chances de venda.

Mas lembre-se que isso não acontece da noite para o dia. O trabalho de SEO exige tempo, investimento e uso das estratégias corretas para que você consiga obter uma boa posição no ranking das pesquisas orgânicas. Geralmente, pode demorar meses para os primeiros resultados aparecerem.

O trabalho pode ser árduo, mas se for realizado com maestria e perfeição, você logo verá as visitas em seu site aumentarem. Isso porque sites bem ranqueados são muito mais clicados pelos usuários.

Para se ter uma ideia, 68% dos cliques de busca orgânica são para os três primeiros resultados, e 75% dos usuários nunca passam da primeira página dos resultados de busca. Os consumidores sabem da confiança e reconhecimento que o Google tem nos primeiros resultados de busca e, por isso, tendem a ficar na primeira página.

Links patrocinados

Diferente do SEO, os links patrocinados oferecem um retorno imediato. Basta criar sua conta no Google Adwords, fazer o investimento nas palavras-chave que mais têm proximidade com seu negócio e a mágica acontece: seu site aparece nos primeiros resultados, como forma de anúncio, e logo é possível ver as visitas aumentarem.

Parece simples, não? Mas é preciso ficar de olho na concorrência e no valor que se estabelece sobre cada palavra-chave, pois seus concorrentes também estarão atentos a isso e você vai precisar de conhecimento e verba para vencer essa disputa.

Mas, o custo-benefício pode valer muito a pena. Ainda mais porque os resultados são imediatos e logo você pode recuperar o valor que foi investido.

Se eu puder te dar uma dica, eu certamente faria: Quando se trata de links patrocinados, não perca tempo, procure logo uma empresa ou profissional certificado para realizar estas configurações.

A vantagem de investir em links patrocinados é que a venda está praticamente garantida. O usuário que busca determinado produto e clica em um link patrocinados já sabe o que quer e está decidido a comprar aquilo.

Por isso, se você deseja ir direto para o fundo de funil e alcançar resultados imediatos, os links patrocinados são a opção certa para seu negócio.

Independente se você deseja resultados rápidos ou se quer conquistar uma posição sólida no mercado, as duas estratégias devem ser utilizadas em seu negócio. Atuando em conjunto, os resultados serão muito mais perceptíveis e você verá suas vendas decolarem!

Claro que todo esse trabalho não é simples e muitas vezes exige a ajuda de um profissional de marketing capacitado. E se é disso que você está precisando, estou aqui para te ajudar. Entre em contato e vamos bater um papo. Estou te esperando!

No Comment

Comments are closed.