Seu marketing de conteúdo não pode girar em torno do úmbigo da sua empresa

 

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Se a comunicação da sua empresa com o seu público alvo é baseada apenas em expor seus produtos e serviços, se o seu marketing de conteúdo contém apenas textos que não ajudam, não agregam valor para os seus visitantes, então sua empresa não está fazendo a coisa certa.

O marketing de conteúdo vai além do que apenas criar textos enaltecendo as suas qualidades.

Marketing de conteúdo deve acima de tudo preocupar-se em resolver problemas das pessoas, apresentar soluções com criatividade em um conteúdo leve e rico em informações úteis. Não esconda o jogo, não crie armadilhas, seja claro e objetivo em suas informações.

Sua marca deve ter em mente que deve ficar em segundo plano, o que importa no marketing de conteúdo é a informação, o conteúdo, entregar um material de qualidade. As pessoas definitivamente não gostam de monólogos, onde apenas a empresa fica falando dela mesma. Tome muito cuidado com isso!

Seu Marketing de Conteúdo não deve falar apenas da sua marca!

As marcas egocêntricas

A internet veio com tudo e com ela uma mudança drástica no comportamento do seu cliente. Antes era você que vendia, hoje é o cliente que compra.

Antes, você poderia elencar todas as qualidades da sua empresa, citar as verdadeiras e até mesmo incluir em sua lista algumas invenções e mentirinhas.

Hoje, o cliente ao chegar em seu site ou loja física, já sabe de tudo (e em algumas circunstâncias, sabe até mais que o vendedor), ele já tem as informações de elogios e reclamações de outros consumidores, e ao final das contas, para este consumidor, de nada adiantará os seus auto elogios.

O seu público atual, tem condições de realizar uma análise baseada nos critérios que ele definir como prioridade, e com isso ter um conceito formado sobre a sua empresa. E contra isso o seu marketing de conteúdo não tem como lutar e/ou forçar a barra.

Entregue conteúdo relevante e que de alguma forma possa ajudar seu consumidor.

Fale sobre tudo, mas com foco

O seu marketing de conteúdo deve ser generalista, deve abranger o máximo possível do seu universo.

Porém, mesmo sendo generalista, você precisa mirar em seu gol, seu conteúdo precisa ter uma grande missão, ele precisa indicar ao seu visitante qual o caminho deve tomar, que decisões deve ter e deixar claro seu total conhecimento sobre o assunto: Você é o especialista que ele esta procurando.

Ser generalista não quer dizer “Não ter foco”, muito pelo contrário, ser um generalista focado é um grande desafio para sua marca. Entregue um conteúdo relevante e cerque o seu universo, não dando margem aos seus concorrentes!

MAS ATENÇÃO!

Não subestime seu visitante!
Ele tem o poder do clique nas mãos. Ele pode sair do seu site e encontrar em outro conteúdo informações mais realistas e decidir comprar de outro e não de você.

Entregue seu conteúdo real, mas faça isso pautado na verdade da sua marca, utilize o máximo da sua essência. 😉

3 Dicas para o seu marketing de conteúdo

1- Ouça e aprenda com sua visitante

Reforçando o que já falamos neste texto, você precisa ouvir o seu visitante, o comportamento dele é fundamental para obter melhores resultados.

Negligenciar esses comportamentos fará com que sua marca seja apenas mais uma no meio de milhões.

2- Produza conteúdo que responda dúvidas

O seu marketing de conteúdo deve ser útil e deve responder dúvidas.
Não pense em criar conteúdos razos e vagos, seja rico, apresente dados, informações e comprove seu conhecimento com respostas a questões que tornarão seu visitante seu grande admirador.

3- Não faça mais do mesmo

Vamos supor que você faça uma resenha de um iPhone, imagine quantas resenhas existem na internet sobre este assunto. Muitas. Então, como diferenciar-se? Como ser atrativo para o seu visitante?

Você precisa criar um conteúdo rico. 
Apresente seu conteúdo com opção de áudio (assim como fiz neste), lance um e-book, crie uma apresentação em power point ou até mesmo faça esse review em forma de infografico.

Dessa maneira, você será diferente dos demais e terá ainda mais chances de destacar-se!

 

Por fim, vale lembrar que Marketing de Conteúdo não acontece do dia para noite, você precisa ter paciência e se seguir as dicas acima o resultado vai acontecer, acredite! 😉