Sua agência digital está desenvolvendo uma estratégia com Chatbot? - Rodrigo Maciel

Agências Digitais, Profissionais de marketing em geral cada dia mais voltam suas atenções aos chatbots. Considerando que a Web, o marketing digital, redes sociais, todos os produtos e serviços ofertados por esses meios através do uso intenso de aplicativos através de smartphones já deixaram de ser a grande novidade, os chatbots passam a chamar a atenção e estão se tornando uma parte importante do kit de ferramentas na estratégia digital de uma marca.

Bots, como são conhecidos, já são considerados como a próxima evolução da interação de mensagens entre marcas e consumidores e fundamentais dentro das estratégias de marketing.

Você já conhece como funcionam os Chatbots?

Uma coisa ninguém pode negar: os chatbots trouxeram uma emoção adicional ao mercado digital pois somente eles possuem a capacidade de reproduzir uma interação em tempo real, um para um, e manter o diálogo com os usuários de cada site onde estão instalados.

Além disso o chatbot pode aumentar o potencial de gerar uma conversa inteligente no qual as marcas podem elevar a sua capacidade de engajar os seus consumidores e usuários em um nível mais pessoal e desta forma prestar um ótimo atendimento ao cliente.

Para executar esta tarefa com sucesso, os robôs precisam ter inteligência sobre a pessoa com quem estão conversando, bem como recursos suficientes para ajudar essa pessoa na tarefa que ela precisa concluir. Caso contrário, os chatbots se transformarão rapidamente na próxima versão dos sistemas de resposta de voz odiados que bloqueiam o atendimento ao cliente em muitas empresas.

Costumamos dizer na Cliengo que os aplicativos de mensagens estão se tornando uma estratégia significativa para as marcas, simplesmente porque é como os consumidores estão se comunicando hoje.

Em 2018 o whatsapp alcançou a marca de 1,5 bilhões de pessoas ativas e as mensagens substituíram as chamadas telefônicas como o meio de comunicação escolhido por todos. Devido à penetração no dia-a-dia dos consumidores, essas plataformas agora oferecem um excelente meio através do qual as marcas podem alcançar seus clientes.

Embora os chatbots tenham um potencial incrível, esse canal de interação ainda permanece muito imaturo no Brasil.

Os profissionais de marketing que ainda não consideram o uso dos chatbots em suas campanhas de performance, ainda não conhecem o real potencial dessa ferramenta e ainda deixam os seus sites sem as respostas para os consumidores que podem estar cansados ​​de não conseguirem falar com alguém por detrás de cada website.

A grande questão é: como saber eliminar o medo e a insegurança ao começar a utilizar uma nova estratégia e garantir que os chatbot possam ser a ponta que faltava para a sua marca exceder as expectativas dos seus clientes e proporcionar uma experiência que os surpreenda e os encante?

Se sua marca ainda não traçou uma estratégia digital com o uso de chatbots, veja como eles podem ser fundamentais para o seu Branding:

  • O marketing conversacional é agora!
  • Atende aos usuários 24 horas por dia.
  • Quando a  experiência do cliente com uma marca não é boa, os impactos podem ser bem prejudiciais.
  • Plataformas de mensagens, inteligência artificial e assistentes virtuais – que são componentes essenciais para o sucesso chatbot – foram amplamente discutidos, particularmente na conferência do Google I / O realizada em 2018.

O contexto mais amplo aqui é que, sendo uma ferramenta estratégica e possibilitando a ação direta e oportuna, a troca de mensagens se torna a evolução do engajamento do consumidor da sua marca na persona dos Chatbots.

O conteúdo é importante, mas os clientes são os Reis!

É importante que as marcas compreendam os componentes que envolvem e que ajudam a impulsionar o Marketing Conversacional.

Esta é uma experiência que permite ao cliente entender um pouco melhor sobre o seu negócio e isso pode exigir um processo de configuração inicial, sendo o benefício a longo prazo uma experiência agradável para o cliente.

A experiência de interagir com um chatbot também deve ser relevante e envolvente.

Todo o engajamento gerado pelo chatbot começa desde a saudação inicial. Por isso, os profissionais de marketing precisam ter uma estratégia para transformar esse contato inicial em uma experiência positiva que a conversa flua de forma natural.

A personalização da janela do chat, além de apenas inserir uma mensagem, é fundamental! E o mais interessante de utilizar um chatbot é que podemos personalizar tudo! Aqui na Cliengo, cada cliente pode dar um nome ao seu robô, customizar a saudação inicial, perguntas, respostas, cores, etc.

O mais importante é que ao customizar a conversa, devemos pensar no realmente é importante. Por exemplo, se o endereço do cliente, não for relevante na conversa inicial, não peça a ele que insira essas informações, o que pode ser considerado irritante. Peça apenas o que realmente for necessário para a sua captação de leads.

Os profissionais de marketing precisam aprender a prever como essas interações se formam e primeiramente buscar atender primeiramente às necessidades do cliente, em oposição às necessidades da marca. Caso contrário, os consumidores rapidamente poderão não interagir com o seu robot!

Isso significa que a estratégia de conversação deve ser honesta com os consumidores sobre o que eles podem esperar do bot – seja publicidade, atendimento ao cliente ou entrega de informações.

Independente da finalidade, uma conversa bem-sucedida  ajuda a estreitar o relacionamento entre o cliente com a marca, aumentando o engajamento.

O objetivo do bot é ter uma conversa única com cada cliente. E como o bot representa essencialmente sua marca, você deve determinar como deseja ser percebido por seu cliente. Personalidade e capacidade são fundamentais aqui.

A análise dos resultados irá determinar o sucesso!

Como qualquer outra estratégia voltada para o cliente, a medição é fundamental.

Algumas análises podem ser fundamentais para o sucesso da sua estratégia:

  • o seu bot está criando engajamento?
  • Como os clientes estão respondendo e quais são suas  reações?
  • Quando o cliente se envolve mais com seu bot?
  • Quais são os resultados?
  • E como eles interagem com sua marca imediatamente após sua experiência com bot?

Analisar e coletar todos esses dados representa uma grande oportunidade para que marcas e profissionais de marketing aprimorem suas estratégias e conheçam quais são as principais questões levantadas por cada cliente.

Na Cliengo, é possível saber quais são as palavras mais mencionadas por seus clientes nas conversas realizadas através do nosso chatbot. A análise permite ganhar inteligência sobre as suas conversas e incorporar melhorias para agregar ainda mais valor aos clientes, especialmente nas respostas automáticas.

As vantagens dessa funcionalidade são tantas e vão desde uma melhoria na experiência conversacional dos usuários mediante as perguntas e respostas automáticas, até uma melhora substancial em todo o processo de vendas.

Além disso, essa informação é compilada e mostrada no CRM que é integrado ao nosso produto, tornando possível usar esta informação para otimizar outras ferramentas além de chatbot, como landing pages, palavras chaves, etc

Conclusão

Embora não sejam projetados para substituir totalmente as estratégias de comunicação das marcas, o uso dos chatbots representam a integração do marketing com a tecnologia a disposição de qualquer tipo de empresa, independente de seu segmento.

Desenvolvemos um chatbot para capturar os dados de contato dos visitantes, oferecendo um chatbot que permite detectar a intenção do horário ideal de ligar para o cliente, capturar dados de contato ou responder alguma pergunta em particular.

E temos a certeza de que a estratégia correta, reforçada com o uso de um chatbot irá melhorar a marca e fortalecerá seu relacionamento entre sua agência e seus clientes que em resumo, impacta diretamente no sucesso de todos! Cliengo é uma plataforma de marketing conversacional que poderá te ajudar no atendimento aos usuários em seu site.

AGCLUBE

Conheça o perfil da CLIENGO no AGClube e veja como ela pode ajudar a sua agência a performar melhor utilizando estratégias de Chatbot.