Você é realmente social nas Mídias Sociais?

 

 

Se tem uma coisa que eu costumo ver regularmente é o quanto as empresas estão preocupadas apenas em vender nas redes sociais. É importante ter em mente que estes ambientes são essencialmente sociais, e que você precisa ser social nas mídias sociais.

É redundante, eu sei, mas apenas para ficar bem frisado! 😉

Não recomendo a nenhum dos meus clientes que façam das redes sociais um grande balcão de negócios. Uma gestão social, deve acima de tudo equilibrar entre os posts direcionados à venda e os posts direcionados a entretenimento.

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EXEMPLO A SER SEGUIDO

Se você acha que o seu negócio não consegue ser social, acredite, até a prefeitura de Curitiba (um respeitado órgão governamental) conseguiu. Ela aliou entretenimento e entrega de conteúdo pertinente ao seu principal objetivo, que é o de informar a população sobre ações que a prefeitura vem realizando.

Quando a prefeitura de Curitiba resolveu inovar, ela trouxe para o mercado um novo jeito de se comunicar com sua audiência, ela entendeu acima de tudo, que as pessoas não queriam mais do mesmo, e aplicou ali uma boa pitada de ousadia a sua comunicação.

Toda empresa tem condições de ser social nas mídias sociais. Não há nenhuma desculpa plausível para que você não entregue ao seu cliente o seu melhor conteúdo, de uma maneira leve, descontraída e ao mesmo tempo relevante e informativa.

DEFINA O TOM DA SUA COMUNICAÇÃO

Também é importante entender que nem tudo serve para todos, você precisa conhecer o seu público-alvo, conhecer o que ele está efetivamente desejando receber nas redes sociais. Para isso você precisa planejar quais serão as suas postagens e medir o resultado delas.

Depois de realizar estas ações você terá subsídios o suficiente para entender qual o melhor tom de comunicação que deve ser aplicada na sua página.

Além disso, um ponto importante é entender que cada rede social tem um jeito diferente de se comunicar. O Facebook tem o seu jeito, Twitter tem o dele e o Instagram mais ainda. Não publique um post igual em todos os canais. Neste momento é importante ter em mente que não podemos ter preguiça.

Uma dica que costumo dar é que quando nos comunicamos com uma criança em um jardim da infância, utilizamos um tipo de comunicação, mas quando conversamos com jovens e adolescentes, utilizamos outro tipo de comunicação. E a mesma coisa funciona nas redes sociais, devemos acima de tudo entender como cada rede social se comunica.

ESTRATÉGIA E CONHECIMENTO

Algumas empresas não entendem que ser social não quer dizer que devemos abdicar totalmente da estratégia, muito pelo contrário, a estratégia fortalece ainda mais as nossas ações no social.

Um exemplo de estratégia que posso te passar é a de mostrar o seu dia a dia. Expor de forma mais humana como a sua empresa trabalha diariamente é uma maneira de aproximar as pessoas e consequentemente ser mais social.

Falando ainda em estratégia é importante utilizar todos os recursos disponíveis nas redes sociais. Como exemplo, vou citar o Facebook que tem condições de nos entregar o melhor dia e o melhor horário que devemos fazer as nossas publicações (só para citar este exemplo, mas há inúmeras outras possibilidades de estatísticas).

Aliás, se a sua principal gestão é o Facebook, você tem em suas mãos um poderoso aliado na tomada de decisões do seu social. O Facebook tem um painel administrativo no qual ele apresenta uma vasta gama de informações que bem analisadas podem potencializar ainda mais os seus resultados.

APROVEITE OPORTUNIDADES

E é de posse dessas estatísticas que podemos melhorar regularmente nossas postagens para entregar um conteúdo atualizado e completo. Quanto mais atualizado, maiores chances temos de aproveitar o marketing de oportunidade e de humanizar nossa marca.

Um belo exemplo foi o que fez o Magazine Luiza, após sua CEO cair um tombo ao carregar a tocha, eles não perderam o espírito esportivo de rir de si mesmo (e de quebra ainda fez um incremento nas vendas).

Abaixo o vídeo do tombo:

E a promoção/oportunidade criada pela empresa para vender mais.

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Então não deixe de conversar com a sua audiência, faça perguntas, ouça, responda e esteja preparado para vender ainda mais.