10 dicas para impulsionar suas mídias sociais

 

Quer ouvir ao invés de ler este post?

Se você acha que as dicas para impulsionar suas mídias sociais lhe trarão menos trabalho, enganou-se. Gerir uma rede social com competência e profissionalismo vai além de postar as modinhas do momento. É preciso muito empenho e dedicação.

Seguindo estas dicas abaixo, você terá meio caminho andado para que tenha melhores resultados com sua gestão social.

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Vamos a elas:

Dica #1: Fale para o seu público

Antes de mais nada, antes mesmo de começar as suas postagens você precisa entender e conhecer quem é o seu público alvo. Descobrindo com quem você irá falar, será ainda mais fácil criar um calendário de publicação e utilizar o tom de voz certo.

É importante compreender também que quanto mais assertiva for a nossa comunicação, melhor será a compreensão por parte do nosso público e quanto mais nossa mensagem for compreendida, mais engajados estarão os visitantes.

Dica #2: Humanize sua presença

Mesmo que você seja uma marca, ela não precisa necessariamente agir como um robô. Você pode tornar a sua comunicação mais humanizada e leve, quanto mais próxima for a sua mensagem, mais fácil será a construção de fãs e não apenas de curtidores.

Converse com as pessoas, faça-as compreender o quanto você é a cura para a sua dor e o quanto você é a chave para que ele conquiste um sonho.

Dica #3: Perceba diferenças entre redes sociais

Se alguém lhe disse que é importante estar em todas as redes sociais, esse alguém mentiu. Não procede. Sua marca não precisa estar em todas as redes sociais. Lembra da dica #1, onde te falei que precisa conhecer e entender o seu público alvo, pois é… O seu público alvo pode não frequentar todas as redes sociais.

Você precisa entender e conhecer, qual (ou quais) redes sociais eles mais frequentam.

Não esteja por estar, pois isso pode parecer falso ou forçado e de alguma maneira pode prejudicar a sua imagem, sem contar ainda com o ponto principal: fazer algo sem um propósito maior, tem sentido?

Dica #4: Seja frequente e assíduo

Não adianta você fazer 3 publicações por mês em suas redes ou em postagens no blog.
Crie um calendário de posts. Consulte datas comemorativas do mês e faça o seu planejamento com o máximo de antecedência possível.

Apenas para exemplificar: Esteja presente pelo menos 3x por semana em Facebook, 1 em YouTube e 5 em Instagram.
Mas lembre-se que esses números podem variar de acordo com a sua estratégia.

Uma dica que dou é utilizar o calendário do Google ou o Trello.

Dica #5: Conteúdo vai além de palavras

Seja criativo. Explore os temas que cercam os produtos ou serviços da sua empresa. Crie textos explicando como utilizar, quais as vantagens e benefícios você entrega.

Mas também não se prenda apenas a conteúdo em forma de texto. Várias mídias podem ser utilizadas e tem o poder de agregar muito valor ao seu produto ou serviço.

Alguns exemplos: infograficos, vídeos, white paper ou os já famosos e-books.

Dica #6: Pratique a reciprocidade

Essa é uma das minhas maiores bandeiras. As empresas tem em mente apenas o interesse em obter a atenção do seu visitante para colher o e-mail e demais informações, mas não preocupam-se em retribuir (além de dar conteúdo).

A reciprocidade é importante, faça uma ação promocional a cada 3 meses (no máximo). Sorteie algo que você possa oferecer de melhor, um serviço exclusivo ou lançamento de um novo produto.

Dica #7: Invista em anúncios

Nem só de “coisas grátis” vive uma boa estratégia de marketing digital, por mais que tenhamos muitas oportunidades de divulgar nosso serviço ou produto na internet de graça, é importante ter a clareza de que investimento em mídia paga também deve estar em sua mente e em seus planos.

Hoje em dia a maioria das redes sociais tem suas formas de publicidade paga, e podem com isso, fazer com que sua mensagem cheguem a um maior número de pessoas possível.

Você não precisa investir todos os dias, com 1 patrocínio semanal você já terá um destaque grande perante seus concorrentes. Por exemplo, com R$300 você já faz um bom barulho na internet.

Dica #8: Identifique os melhores dias e horários

Cada rede social tem as suas características e cada público alvo tem o seu comportamento, fique atento a estes dois fatores importantes.

Após – pelo menos – 2 meses de publicações, verifique estes números de melhor dia e horário para postar. Anote os posts com melhores interações orgânicas e os assuntos, vá construindo uma base de lições aprendidas, você certamente estará criando um banco de dados de informações ricas sobre como e quando melhor postar em suas redes.

E isso vale muito, acredite!

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Dica #9: Analise para melhorar sempre

Na dica #8, citei para avaliar após 2 meses de publicações, mas por que disse isso?

Este período é necessário pois teremos com isso um fator de comparação entre um mês e o outro. O melhor cenário mesmo seria esperar 3 meses e com isso tirar a sua primeira conclusão.

Com base nestas métricas iniciais comece a realizar suas próximas postagens de acordo com o melhor horário, dia da semana e assunto abordado. Lembre-se que até mesmo imagens utilizadas e cores das peças podem influenciar em seus resultados. Explico:

Vamos supor que você fale de Doces Caseiros. Em seu melhor dia e horário você teve 97 curtidas utilizando uma foto de uma pessoa comendo o seu doce. Mas na próxima semana, novamente no seu melhor dia e horário você utiliza uma imagem apenas do doce sozinho com cores vivas e vibrantes e tem 128 curtidas.

Podemos entender com isso que aquele tipo de imagem é melhor, a audiência está crescendo, as cores foram melhor utilizadas e muito mais. O importante é aprender e melhorar sempre.

Dica #10: Aproveite oportunidades

No marketing digital temos um termo chamado de “Marketing de Oportunidade“, esse nome se dá pois trabalhamos nosso público de acordo com algum acontecimento do momento.

É o popular Meme. Então fique de olho na vida real (muito mais do que esperar as coisas chegarem até você), esteja sempre na frente, leia, informe-se, pois se esperar para ficar sabendo, poderá perder o timming da ação.

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Utilizar bem o marketing de oportunidade tornará sua marca jovem e ganhará grande poder de propagação.

Aproveite! 😉

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