Dicas para um marketing digital com pouco investimento

Quer ouvir este artigo ao invés de ler? 

Sabemos que em tempos de crise investir grandes aportes financeiros em testes de marketing pode ser um perigoso tiro no pé. Nestes tempos difíceis devemos acima de tudo focar em tornar nosso negócio mais enxuto, rentável e com o mínimo de risco possível. Por isso este artigo com dicas de marketing digital com pouco investimento.

Algumas ações de marketing passam obrigatoriamente por um investimento mais agressivo em campanhas de links patrocinados, por exemplo. Estas campanhas tem como principal característica o impacto imediato. Com os links patrocinados nossa presença online fica mais visível e atuante.

Aliás, esta é uma importante característica a ser observada. Por mais que links patrocinados estejam presentes em um planejamento de marketing digital sua utilização só tem sentido se você precisa de resultados imediatos com um valor por lead mais elevado.

Agora se você pode aguardar alguns dias a mais e prefere criar a sua relevância online de forma orgânica, então trabalhar nos pilares do marketing de conteúdo é a sua melhor escolha.

E quando a grana está curta? O que fazer? Foi pensando nesta questão que elaborei este artigo, contendo dicas que tem pouco ou nenhum custo para sua empresa. Boa leitura!

banner-mkt-digital-com-pouco-investimento

Publique vídeos também no Facebook

Óbvio que devemos dar importância máxima aos vídeos postados no Youtube, afinal ele é o segundo maior buscador do mundo – só perde para o seu pai, o Google. Porém, existem momentos em que seu vídeo pode obter melhores resultados sendo publicado diretamente no Facebook.

O algoritimo do Facebook valoriza mais – e expoe mais – os vídeos publicados em sua rede social. Esta ação é claramente uma afronta ao Youtube, mas nesta guerra quem pode sair ganhando é você, pois nesta ânsia de expor mais os vídeos ele acaba entregando mais views ao mesmo.

Explore melhor a apresentação do vídeo, pois como você sabe, o vídeo em sua timeline já inicia sem áudio, por isso, uma dica rápida e fundamental, legende seus vídeos, assim mesmo que o usuário não clique para ouvir ele poderá ser impactado pela leitura.

Apresente ofertas especiais para cada tipo de cliente

Ainda no ambiente Facebook, esta dica é de extrema importância pois poderá lhe fazer economizar alguns reais. Em nossa busca diária por mais curtidores, vamos convidando (na maioria das vezes) pessoas indiscriminadamente, e nem sempre este público pode estar apto para comprar.

Por isso que apresentar conteúdos mais direcionados a alguns públicos pode tornar-se um grande aliado para seu negócio.

Esta estratégia lhe permite, por exemplo, realizar um post de dia das mães apenas para as mulheres e outro para os homens (exemplo, lembrando-os de comprar um presente especial neste dia).

Anuncie para quem ainda não é seu “curtidor”

Esta é uma dica de post pago. E ela é bem simples por sinal, consiste em realizar uma publicação (também no Facebook) e impulsionar determinado conteúdo para pessoas que ainda não curtem a sua fanpage. Com isso, chegamos a novos públicos e de quebra ainda podemos melhorar nosso impacto orgânico.

Este lead adquirido tem grande potencial de compra já que ele não curtiu apenas a sua marca, mas sim seu conteúdo. Capriche nas postagens e engaje ainda mais.

Utilize links próprios do Youtube para levar usuários a páginas estratégicas

Já sabemos que o YouTube é outro poderoso aliado nas buscas, afinal ele tem muita força e relevância entre os usuários. Mas saiba também que, você utilizar os links do YouTube podem gerar bons links para seu site ou diretamente ao seu conteúdo.

Além disso, depois que você validar seu site em seu canal do YouTube, estes links poderão ser inseridos durante o play do vídeo, gerando ainda mais relacionamento e interatividade.

Siga seus clientes nas redes

Outra estratégia poderosa é a de utilizando seu perfil pessoal, ou até mesmo criando um personagem fictício (da sua marca), você ter mais proximidade do seu cliente. O perfil tem essa vocação, mais do que a fanpage que é apenas passiva em uma relação com seu público alvo.

É importante lembrar que uma empresa precisa criar uma FANPAGE e não um PERFIL, são comportamentos diferentes (sem contar que o Facebook não permite este tipo de situação).

Insira botões de compartilhamento em seu site

A maioria dos empenhos que citei anteriormente são atitudes que devem partir de você ou seus colaboradores, mas neste caso, é apenas um comando técnico que pode ajudar e muito a potencializar os resultados do seu negócio.

Inserindo estes botões em seu site, você compartilha com seu visitante a condição de exposição de sua marca para os amigos dele, de forma que com poucos cliques ele já tem a facilidade de compartilhar o que ele gostou com os mais próximos.

Facilite a vida do seu visitante.

Faça um trabalho de links internos

Tenha sempre em mente que todo o texto que você postar deve estar com bons e estratégicos links e conteúdos para fomentar a navegabilidade de seu site. O visitante não deve e não pode ficar apenas em uma página do seu site, quanto mais ele navegar, melhores são as chances dele converter.

Então por exemplo, se você for falar sobre Gestão de Redes Sociais em seu texto, insira um link (assim mesmo como fiz ali), se for falar sobe Empreendedorismo, insira outro link. Isso de certa forma incentiva seu visitante a clicar em novos links.

Leia a parte 2 deste artigo com mais dicas

Até lá 😉