Qual é o poder das cores no marketing digital?

Quando nós entendemos o poder das cores, começamos a pensar melhor na hora de criar qualquer peça de marketing digital, seja um site, banner, newsletter ou até mesmo uma loja virtual.

Neste artigo vou procurar fugir do clichê de que cor usar, atrelar a marcas e afins, minha ideia aqui é compartilhar contigo dicas para melhor utilizar a cor e em que peças utilizar.

Importante frisar também que estas dicas podem ser alteradas de acordo com o seu nicho, sua área de atuação e seu público alvo.  Pois cada peça, cada arte criada tem a sua grande missão de convencer seu visitante a realizar algo.

CONHECENDO NOSSO PÚBLICO

Primeira coisa que precisamos entender é que cada público tem o seu comportamento e mesmo que ele pertença a determinado nicho, esse comportamento pode ser alterado por causa de uma cor empregada em determinada arte. Por isso, entender muito bem o seu público alvo pode determinar o sucesso ou não do seu projeto.

Qual a ideia aqui: Se por exemplo, seu público fique mais engajado com a cor cinza, então para criar alguma ruptura de informação e definitivamente chamar a atenção dele, usar cores mais vivas e chamativas podem surtir um efeito provocador. Realizar testes A/B em botões de conversão neste caso são fundamentais.

Outra função poderosa das cores é que elas ajudam o seu cliente a criar uma “personalidade” da sua marca. E essa percepção poderá ajudar e muito o seu cliente na hora de escolher entre a sua empresa e o seu concorrente.

RESPEITE O CONTEXTO

Outro ponto importante que você deve prestar muita atenção é que as cores tem a sua “alma”, mas elas devem acima de tudo respeitar o contexto do seu site. Por exemplo: Se a sua marca é azul com amarelo, então trabalhar o site com cinza e verde (por que seu nicho se encaixa nestas cores) não irá gerar ligação e as peças deste grande quebra cabeça não irão se encaixar.

Respeite as cores da sua marca e se for para diversificar, que seja em locais estratégicos e botões de chamada de ação (também conhecidos de CTAs).

A ALMA DAS CORES

Vamos entender abaixo na imagem a alma das cores e como elas podem impactar nossos negócios.
As cores podem representar muito para os gêneros. Homens comportam-se diferente perante as cores do que as mulheres que reagem de maneira mais emocional.

Enquanto homens preferem azul (57%), verde (14%) e preto (9%), as cores preferidas das mulheres são azul (35%), roxo (23%) e verde (14%).

Em se tratando das cores menos preferidas, as dos homens são marrom (27%), roxo (22%) e laranja (22%), e as das mulheres, laranja (33%), marrom (27%) e cinza (17%).

Com base nestas informações começamos a entender por que alguns sites mais focados em determinados gêneros tem determinadas cores e mesmo que estas cores não sejam as cores mais indicadas para aquele nicho.

cor-para-utilizar-no-marketing-digital-rodrigo-maciel-consultor-marketing-digital

QUE COR UTILIZAR ONDE E COMO?

Seguindo as dicas de Jared Christopherson, da Yellowhammer que em um artigo explicou a técnica 60-30-10 onde ela consiste em escolher 3 cores e usá-las nestas proporções de 60% para uma, 30% para outra e 10% para a que queremos dar mais destaques nas informações.

Além disso, ainda não é claro para o cérebro humano se as cores são realmente matadoras para os botões de tomada de decisão, mas o mais óbvio parece ser o efeito de isolamento de um botão (muito mais que a própria cor do botão). Ou seja, se você faz o site em tons de azul, amarelo e cinza, e em determinado espaço insere um botão vermelho, ele ali, isolado irá se destacar naturalmente.

Por isso, além de destacado com cor, destaque com isolamento.

DICAS

1Mantenha seu topo em fundo branco, mas explore áreas acima ou abaixo com cores que reforcem a sua marca.
2Em uma barra superior (acima do menu), utilize uma cor de destaque mas realce CTAs relevantes.
3Botões do topo devem ficar com bom destaque, não se preocupe apenas com o layout.
4Para o background do seu site, utilize sempre e preferencialmente a cor branca (e letras com contraste em preto)
5Botões de chamada para ação devem ter cor diferente/mais destacada do que a cor principal do seu site.
6Blocos de conteúdo do seu site com títulos destacados devem ter cor vibrante para reforçar o que é importante.
7Não faça um carnaval de cores nas fontes, escolha apenas 2 e trabalhe com elas em texto normal e texto destaque.
8Links devem ficar claro que são links, e a mudança de cor é uma possibilidade. Facilite a vida do seu visitante.
9Em um banner, faça seu background com uma cor que destaque o conteúdo.
10Botões CTAs também pode estar presentes dentro de um banner, dê o devido destaque a ele (e o deixe isolado).
11Em uma newsletter você pode ousar no background desde que a peça seja uma arte única.
12Para newsletter em formato HTML não fuja da técnica 60-30-10 de cores.

 

Para finalizar, acredite essencialmente no bom senso, mas acima de tudo, acredite nestas dicas pois elas fazem a diferença no cérebro das pessoas.

BOAS VENDAS COLORIDAS!

No Comment

Comments are closed.