5 ações para encantar clientes e impulsionar suas vendas no digital

Não importa qual seja o seu nicho de mercado, a disputa pela atenção de novos clientes está cada dia mais acirrada. Por isso que encantar clientes e impulsionar vendas deve ser uma busca diária de qualquer empresa, ainda mais no mundo virtual onde esta competitividade é ainda mais democrática.

Essa democracia que para os iniciantes é uma grande vantagem, para os grandes players do mercado pode ser um perigoso inimigo, por isso que aproveitar-se de todas as técnicas possíveis é estratégico para que sua empresa obtenha melhores resultados.

No marketing digital estes resultados podem ser facilmente medidos com o desempenho nos acessos do seu site utilizando o Google Analytics, novas conversões em seus formulários de contato, novas inscrições em seu sistema, novos downloads em seu app e muito mais.

Mas e como reter e fidelizar estes clientes para que possamos com o decorrer de sua experiência com seu produto ou serviço, realizar novas vendas e até mesmo indicações para novos compradores?

Abaixo te apresento os 5 SEJAS.
Os 5 Sejas são antes de mais nada, dicas para que você possa turbinar ainda mais seus resultados online, aplicando técnicas simples e levando o relacionamento com o seu cliente para outros patamares.

Boa leitura!

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1. Seja personalizado

Todos nós queremos, de alguma maneira, ser únicos e exclusivos. Por mais que saibamos que essa é uma relação impossível, esse desejo de um tratamento totalmente personalizado só fortalece uma relação de cumplicidade.

E cumplicidade é um poderoso pilar em uma relação comercial, pois sua empresa cria um vínculo de parceria tão forte que o cliente passa para a categoria de advogado da marca, evidenciando ao mercado e aos mais próximos todas as vantagens de negociar com sua empresa.

Não trate seus clientes como um grande rebanho de gado. Cada cliente é único (e olha, isso não é clichê). Utilize uma segmentação de leads e entregue ao seu cliente um conteúdo extremamente alinhado as suas necessidades. Quanto mais personalizada for a sua comunicação, melhores serão os seus resultados.

 

2. Seja recíproco

Quando um cliente dá um like em sua imagem, curte a sua fanpage, se inscreve em sua newsletter ele está dando algo muito poderoso para ele. Uma permissão para que sua empresa mantenha contato. Essa permissão precisa ser bem trabalhada para esse voto de confiança não se perder com o tempo.

Uma boa dica para encantar clientes é ser recíproco. Dar algo em troca.
Quando oferecemos aos nossos clientes vantagens e benefícios por conta desta troca, estamos ampliando ainda mais esse relacionamento. E uma forma de uma empresa também dar algo em troca a este cliente (além das obrigatoriedades como atender bem, ter bom produto ou serviço com transparência e honestidade) é praticar a reciprocidade. Ela pode ser: Uma promoção, lançamento de produto novo totalmente exclusivo a estes clientes, uma bonificação e por aí vai…

 

3. Seja lembrado

Não adianta você conquistar a atenção do cliente com uma campanha e depois simplesmente sumir.

Você precisa manter-se presente na vida do seu cliente, e este relacionamento pode ser de todos os tipos, desde envio de newsletter semanal, postagens nas redes sociais, vídeos educativos e materiais didáticos para download são apenas alguns exemplos.

Um cliente recém cadastrado em sua base de e-mails está totalmente propenso a manter o contato com a empresa, por isso, aproveite o calor do momento e nos primeiros dias seja um pouco mais intenso mas cuidando para não extrapolar os limites do bom senso.

 

4. Seja oportuno

O marketing de oportunidade é um grande trunfo para as empresas. Com ele podemos pegar carona em memes do momento, em assuntos pertinentes ao seu mercado seja nacional ou regionalmente.

Veja no exemplo abaixo que esta fanpage aproveitou a proibição da Anvisa na venda de alguns extratos de tomate e ensinou as pessoas a fazer o seu próprio molho de tomate. Que excelente sacada!

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Outro ponto importante para salientar é que mesmo quando não haja oportunidade, você precisa criá-la.

Faça uma pesquisa de mercado e tente entender quais são os gostos do seu cliente, no que ele mais se identifica com a sua marca, o que ele acha engraçado, como ele se relaciona com outras marcas… Enfim, são dicas valiosas para criar novas oportunidades de gerar mais engajamento e encantamento.

 

5. Seja criativo

E já que falamos em criar oportunidades, não podemos deixar de lado o quinto e último SEJA, que é o de SER CRIATIVO. Com ele sua marca estará melhor destacada diante dos seus clientes. Não tenha medo de ousar, seja criativo na hora de abordar um assunto, evite cair na mesmice das postagens sociais e/ou textos de blog.

Encantar clientes é acima de tudo um exercício de atividade diária. Pratique este exercício e mesmo que algo não saia como você planeja na totalidade, não desista, seja persistente e apresente sempre que possível ao seu cliente este lado inquieto da sua empresa.

Campanhas com ousadia e criatividade tem forte apelo com as pessoas e sua empresa pode sair ganhando duplamente: no reconhecimento de marca e ainda mais resultados financeiros no final do mês!

Boas vendas!

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