Depois de falarmos sobre agências generalistas e agências híbridas, chegou a hora de abordarmos o último modelo de agência que completa a tríade dos tipos mais comuns de agências de marketing digital: as agências digitais especialistas.

Esse modelo de agência é focado em um determinado nicho de atuação, ou seja, atendem clientes apenas de um segmento. Diferente das agências generalistas e híbridas, possuem expertise e conhecimento aprofundado sobre aquele nicho.

Justamente por isso, são vistas com autoridade pelo mercado e, sobretudo, por clientes da mesma área de atuação da agência. Donos de agências digitais especialistas, geralmente, se especializaram naquele segmento e buscam atualizações constantes na área.

Por isso, são capazes de entender com mais profundidade as dores e necessidades dos clientes que procuram seus serviços. Apesar do poder e da autoridade das agências digitais especialistas, nem tudo são flores.

Confira as vantagens e desvantagens desse modelo de agência.

Vantagens

Processos bem definidos

As agências especialistas trabalham com processos claros e definidos, já que dominam seu segmento de atuação e podem pensar em fluxos assertivos para realizar seu trabalho e atingir os objetivos do cliente.

Além disso, a demanda de processos é bem menor se comparada às agências híbridas e generalistas, permitindo que a gestão das agências digitais especialistas seja mais eficiente.

Agência e time especialista

Como citei anteriormente, essas agências possuem conhecimento aprofundado sobre seu nicho de atuação. E com esse conhecimento fica muito mais fácil entregar o que o cliente realmente está buscando ao contratar seus serviços.

Se uma agência é especializada no segmento de moda, por exemplo, sua expertise vai fazer com que ela entregue mais resultados para um cliente deste mesmo segmento do que se ele tivesse contratado uma agência generalista ou uma agência híbrida que possui outro foco de atuação.

Valores de fechamento maiores

Com um time mais qualificado e entregas mais assertivas, as agências digitais especialistas podem cobrar um valor mais elevado no momento de fechamento de contratos. Mais uma vez, a expertise e especialidade da agência se mostra vantajosa.

O cliente da área da saúde, por exemplo, sabe que aquela agência é especialista em seu nicho de atuação e que, consequentemente, os resultados entregues serão mais efetivos. Então, ele não irá hesitar em pagar mais para obter um serviço de qualidade.

Desvantagens

Não executa todos os pontos do marketing digital

Assim como as agências híbridas, a agência especialista pode se deparar com essa dificuldade de não executar todas as ações que uma agência de marketing digital comumente realiza.

Uma agência especialista pode não realizar todas as ações de uma estratégia de inbound, por exemplo, pois seu nicho pode não permitir isso.

Por exemplo, se a sua agência é especialista no nicho de Direito, você sabe que há nele uma série de restrições nas ações de divulgação.

Com isso, não são todas as ações de marketing que podem ser realizadas, e com isso a especialista, perde essa força multi-disciplinar e da prática.

Correm risco de perder negócios por conta da não atuação

A atuação das agências digitais especialistas se limita a um único segmento e, por isso, esse modelo de agência corre risco de perder negócios por não abranger uma ampla atuação no mercado, como é o caso das agências generalistas.

Se uma agência é especialista na área esportiva ela estará deixando de captar clientes dos demais segmentos, ou seja, a não atuação em outras áreas torna sua carteira de clientes muito restritiva.

Dependendo do nicho, escala e rendimento são limitados

As consequências do que foi abordado no tópico anterior pode refletir em uma escala e rendimentos limitados para a agência. Dependendo do seu nicho de atuação, a lucratividade da agência pode acabar ficando comprometida, pois para atingir mais clientes, o mercado local pode não ser suficiente.

O número de clientes de uma agência especialista tende a ser muito menor do que de agências generalistas. Isso precisa ser fortemente trabalhado mentalmente para que se possa pensar nas melhores estratégias e conseguir consolidar sua agência no mercado.

Se você já é especialista em um determinado nicho e está pensando em abrir uma agência de marketing digital, as agências especialistas podem ser a opção mais recomendada. Se por um lado, você tem menos clientes, por outro, consegue entregar resultados muito mais satisfatórios e assertivos.

Com o tempo, sua cartela de clientes irá aumentar e, com muito empenho e dedicação, sua agência irá se tornar referência no mercado, permitindo que você aumente o número de

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